Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm problemas de visão, sendo que pelo menos 1 bilhão poderia ter sido evitado com tratamento adequado. Nesse sentido, a consulta ao oftalmologista é importante para identificar problemas oculares com potencial de evoluir para casos graves e cegueira.

Quais são os 10 problemas de visão mais comuns?

Confira abaixo os 10 problemas de visão mais comuns em todo o mundo.

Miopia

A miopia é um dos problemas de visão mais frequentes, e consiste na dificuldade de enxergar e focalizar objetos distantes. Apesar de ser uma doença de caráter hereditário, alguns hábitos podem desencadear a perda do grau, sendo o principal deles o uso excessivo de telas.

Hipermetropia

Outro problema ocular do grupo de “erros de refração” é a hipermetropia, que acontece em pessoas com o globo ocular menor que o normal e, consequentemente, maior dificuldade para focalizar objetos próximos. Considera-se que a maioria das crianças tenha hipermetropia e que a correção ocorra naturalmente com a idade, mas em alguns casos o uso de lentes corretivas ou cirurgia pode ser necessário.

Astigmatismo

No astigmatismo, a córnea ou o cristalino apresentam irregularidades, que fazem com que as imagens luminosas sejam vistas como “borrões” e ficam distorcidas. Esses pacientes têm grande dificuldade em enxergar luzes de faróis à noite, postes de iluminação e outros.

Catarata

A catarata é um dos problemas de visão que podem levar à cegueira se não for adequadamente tratada. Ela pode ser explicada como uma opacidade — parcial ou completa — do cristalino, dando ao olho do paciente uma característica esbranquiçada. O tratamento para a catarata é a cirurgia de facoemulsificação.

Conjuntivite

Ainda que seja extremamente comum, a conjuntivite é um dos problemas de visão que deve ter cuidados específicos para não gerar complicações sérias. Essa inflamação da conjuntiva se expressa com olhos vermelhos, secreção excessiva e dor ao olhar para a luz e sol.

Presbiopia

Na presbiopia ocorre uma perda da elasticidade do cristalino, fazendo com que a vista não se acomode adequadamente para focar nas imagens como deveria. É uma condição esperada com o avançar da idade, também chamada “vista cansada”, mas que deve ser acompanhada por um oftalmologista para evitar sua progressão.

Glaucoma

O glaucoma pode ser congênito — identificado na criança com o teste do olhinho — ou adquirido, e consiste em um aumento da pressão intraocular, gerando danos ao nervo óptico e, consequentemente, perda da visão. Este é um dos problemas de visão que deve ser rapidamente diagnosticado e tratado para não ocasionar cegueira.

Retinopatia diabética

Doença secundária causada pela hiperglicemia do diabetes descontrolado, a retinopatia diabética pode ser facilmente evitada com acompanhamento e tratamento médico adequados. Por isso, todo paciente com diabetes deve se consultar periodicamente com o oftalmologista.

Degeneração macular

A degeneração macular é uma doença que acomete a retina, mais especificamente a região de mácula, sendo onde as imagens se formam. Essa doença degenerativa é mais comum nos idosos e se expressa com a perda visual do centro da imagem.

Descolamento de retina

No descolamento de retina, ocorre um desprendimento dessa estrutura localizada no interior do globo ocular, que passa então a se degenerar por não receber os nutrientes adequadamente. As causas são diversas, e incluem traumas, neoplasias e até doenças inflamatórias, sendo que o oftalmologista pode identificar precocemente e intervir para evitar complicações.

Importância de um diagnóstico precoce

Muitos dos problemas de visão mais comuns podem ser identificados precocemente, o que permite evitar o agravamento ou até mesmo atuar para reverter a situação. Portanto, a consulta ao oftalmologista deve ser feita sempre que você notar alterações nos olhos, como coceira frequente, irritação, vermelhidão e dor. Agende sua consulta, exame ou procedimento na NeoOftalmo!