Durante a formação médica, as principais condições oculares são abordadas para que o profissional generalista saiba conduzir os casos mais prevalentes entre a população. Porém, o acompanhamento periódico e especializado de todas as condições médicas que afetam os olhos demanda uma consulta com um oftalmologista.

É nessa ocasião que os exames específicos dos olhos serão realizados, que as doenças serão diagnosticadas e suas causas serão investigadas. Além disso, as consultas devem ocorrer, também, de forma preventiva para todas as pessoas, visto que as condições que mais afetam a população podem ser preveníveis com o acompanhamento médico adequado.

Preparação para a consulta

Para que a consulta com um oftalmologista seja proveitosa, é importante que o paciente esteja preparado, ou seja, saiba caracterizar as queixas que motivaram aquele agendamento. Portanto, é fundamental lembrar se o sintoma surgiu de forma abrupta ou insidiosa, se tem algum remédio que ajuda a melhorar ou alguma situação que o piore, se ele ocorre em um ou nos dois olhos e o máximo de detalhes que conseguir unir.

Além disso, algumas outras informações devem ser relembradas e preparadas por todos os pacientes antes da consulta, independente do objetivo desse encontro (retorno, pré-operatório, preventivo), tais como:

• Organizar exames anteriores;
  • Listar os medicamentos em uso;
  • Citar doenças oculares comuns na família;
  • Levar óculos, lentes de contato e outros dispositivos de correção visual utilizados regularmente.

Exames oftalmológicos comuns

Durante a consulta, o oftalmologista pode realizar uma série de exames a depender da queixa principal do paciente, sendo que alguns deles devem ser feitos em todos os pacientes por serem fundamentais para a avaliação da saúde ocular e permitirem rastrear alguns problemas precocemente.

Dentre eles, tem-se o exame de acuidade visual (através da tabela de Snellen), a biomicroscopia, a tonometria e o fundo de olho, que ajudam tanto a identificar perda de acuidade visual quanto fatores que indicam dano ocular causado por outras doenças, como a retinopatia diabética, glaucoma e outras.

Além disso, populações especiais podem precisar fazer exames diferentes durante a consulta com um oftalmologista, como é o caso do recém-nascido, que pode ser encaminhado da maternidade para avaliação de retina após teste do olhinho alterado ou duvidoso, bem como para investigação, diagnóstico e tratamento de outras doenças oculares comuns à essa idade.

Diagnóstico e discussão de resultados

Os resultados dos exames realizados no consultório ou em clínicas externas são interpretados durante a consulta com um oftalmologista, que por sua vez deve esclarecer ao paciente e acompanhante os achados do exame e possíveis diagnósticos. Assim, durante essa discussão, o paciente deve esclarecer suas dúvidas para que, junto ao médico, possa optar pela melhor opção de tratamento e conduta, quando necessário.

Dessa forma, ao juntar queixas do paciente e os exames realizados, o oftalmologista consegue diagnosticar e guiar o tratamento de inúmeras condições médicas, como:

• Problemas visuais de refração (miopia, astigmatismo e outros);
  • Doenças neuroftalmológicas;
  • Doenças congênitas;
  • Complicações de doenças sistêmicas, como a retinopatia diabética;
  • Pré e pós-operatório;
  • Doenças agudas.

Acompanhamento e cuidados posteriores

Após a consulta, o oftalmologista fornecerá orientações e informações sobre a necessidade de acompanhamento regular, incluindo a periodicidade ideal e agendamento de consultas de seguimento conforme necessário. Além disso, novos exames podem ser solicitados pelo médico, bem como algumas recomendações específicas sobre cuidados pós-consulta, incluindo o uso de medicamentos, também serão fornecidas.

Já os pacientes que passaram por algum procedimento cirúrgico recentemente, como a correção de alguma ametropia, catarata ou qualquer outro, devem ter um acompanhamento mais próximo com o oftalmologista para que qualquer possível complicação possa ser identificada e tratada. Agende agora sua consulta com um oftalmologista para cuidar da saúde dos seus olhos!