As férias escolares são muito esperadas pelas crianças. Mas, apesar do descanso, a quebra de rotina pode exigir que cuidados sejam redobrados. Sem a supervisão dos pais, brincadeiras e a exposição a diferentes fatores ao ar livre podem prejudicar a saúde ocular dos pequenos. 

Os olhos das crianças são mais sensíveis e, quando menores, a visão ainda está em formação. Assim, negligenciar cuidados básicos, algo recorrente nas férias, pode ser um agravante para o aparecimento ou progressão de doenças oftalmológicas. Veja os principais riscos e como prevenir a saúde do seu filho!

Conheça os riscos

Estrabismo, erros de refração e doenças congênitas são comuns na infância. Mas, além disso, irritações, alergias, lesões e traumas podem ocorrer sem o devido cuidado. A longa exposição às telas, algo cada vez mais comum, costuma agravar quadros de refração e desencadear complicações precocemente.

Fora isso, as crianças não possuem a mesma noção que os adultos. Por isso, costumam olhar para o sol indevidamente, esfregar os olhos ou colocar produtos tóxicos na vista, resultando em uma série de complicações para os tecidos oculares.

Como identificar um problema?

Quando um problema ocular ocorre, geralmente a criança reclama de dor nos olhos. Mas, em alguns casos, isso pode passar despercebido, principalmente entre os bebês. Fique atento (a) à casos como: 

  • Dificuldade para ler;
  • Dores de cabeça frequente; 
  • Falta de atenção nos afazeres; 
  • Mudanças no comportamento; 
  • Testa franzida ao olhar televisão;
  • Vermelhidão ocular.

4 principais cuidados com os olhos das crianças

Existem vários agravantes para a saúde ocular durante as férias. O uso excessivo de telas é o principal deles. Com mais tempo livre, as crianças assistem mais jogos, desenhos e programas preferidos. O ideal é estimular que se divirtam com livros, jogos de tabuleiros e atividades motoras como natação e corrida. Outro agravante é a ida frequente ao mar e à piscina. 

A água nem sempre está apta para banho e pode conter substâncias nocivas. No caso do mar, escolha uma região com boa balneabilidade. Quando for em piscinas, estimule o uso de óculos de natação. Além dessas recomendações, outros 4 cuidados são essenciais para férias escolares segura:

Tempo de tela

O uso excessivo de eletrônicos é um dos principais vilões para as crianças. Sem os devidos limites, é comum que eles percam muitas horas em frente de celulares, tablets e televisores desenvolvendo um vício. Estipular horários ajudará a evitar que seu filho tenha perda de visão, cansaço visual, dores de cabeça, irritações e Síndrome do Olho Seco.

Radiação solar

Durante as férias é comum idas ao parque, praia, piscina e lugares ao ar livre. O sol é importante, mas a radiação solar é perigosa para os olhos das crianças e requer cuidados como a pele. A criança deve usar boné, chapéu e viseiras e evitar a exposição prolongada. O recomendado é que tomem sol sempre antes das 10h ou depois das 16h.

Higienização de lentes

Se a criança já possui erros de refração e usa óculos ou lentes, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado durante as férias. Estipule horários para o pequeno limpar seus acessórios com atenção, removendo suor, areia e outras substâncias prejudiciais.

Cuidado com os brinquedos

Escolha bem as brincadeiras dos pequenos, especialmente se forem nenéns! Evite brinquedos pontiagudos que possam causar lesões oculares como lanças, palitinhos e pincéis. Também é importante evitar brinquedos com substâncias tóxicas e alergênicas. Para não errar, confira se o brinquedo possui o selo de segurança do Inmetro.

A ida ao oftalmopediátrico é o melhor cuidado!

O médico é responsável por indicar um tratamento adequado como o uso de colírios, procedimentos, mudança nos óculos ou até mesmo a prescrição de uma dieta saudável adequada. Por isso, agende uma consulta na NeoOftalmo e proteja seu filho durante as férias!