Doenças cardíacas, má circulação, problemas nos pés, lesões renais: essas são apenas algumas das complicações causadas pelo diabetes, principalmente quando não tratado. Mas, você sabia que o avanço da doença também pode comprometer a saúde dos nossos olhos? Pois é, o diabetes pode prejudicar a visão!

Infelizmente, muitas doenças oftalmológicas estão atreladas a essa patologia tão comum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), 40% dos diabéticos sofrem com algum tipo de alteração oftalmológica.

Isso acontece porque a hiperglicemia afeta os órgãos, tecidos, nervos e vasos sanguíneos como um todo. Com o tempo, a visão vai sendo comprometida. Saiba como se prevenir!

O que é o diabetes?

O diabetes é uma doença caracterizada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que propicia o aproveitamento da glicose em nosso corpo, gerando energia e controlando a concentração de glicose no sangue.

• Diabetes Tipo 1: quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Geralmente, o quadro é detectado ainda na infância, devendo ser controlado com aplicação de insulina diariamente.
  • Diabetes Tipo 2: as células do paciente são resistentes a ação da insulina, dificultando sua absorção.  Ao contrário do Tipo 1, se desenvolve ao longo da vida, conforme os hábitos de vida e condição física do portador.

A doença também é comum durante a gravidez devido ao aumento de peso. Ainda, a enfermidade pode atingir pessoas dependentes de certos medicamentos, ou com diagnóstico de pancreatite alcóolica.

Como o diabetes pode prejudicar a visão?

Algumas doenças oculares surgem a partir do diabetes. Em outros casos, porém, quadros já existentes se agravam devido a hiperglicemia. Os problemas vão desde hemorragias e dores, até o comprometimento da visão. Veja as principais complicações oculares oriundas do diabetes:

• Retinopatia diabética: a hiperglicemia promove uma série de alterações metabólicas na retina, que levam ao enfraquecimento das paredes dos vasos, dando origem a minúsculas dilatações, que podem sofrer rupturas e deixar escapar sangue. O extravasamento de lipídeos do sangue se deposita na retina e a circulação sanguínea local diminui.
  • Edema Macular: com os vasos sanguíneos expostos ao excesso de açúcar, os vasos dos olhos acumulam fluído e incham, borrando a visão.
  • Glaucoma: a grave doença é caracterizada pela lesão do nervo óptico devido o aumento da pressão intraocular. O diabetes é visto como um fator de risco para o agravamento das lesões.
  • Catarata: de forma progressiva, o cristalino vai perdendo sua transparência e fincando turvo. O excesso de glicose no sangue torna a visão ainda mais opaca. Geralmente, o portador de catarata também tem diabetes de Tipo 1.

Como detectar o diabetes?

Muitas pessoas podem sofrer com a doença sem saber. Ainda, os sintomas podem ser considerados banais ou comuns no dia a dia. Mas, as alterações oculares apontadas acima são claros indícios de que algo não está normal. Por isso, fique atento ao perceber:

• Alterações visuais;
  • Aumento do apetite;
  • Distúrbios cardíacos;
  • Distúrbios renais;
  • Excesso de sede;
  • Feridas nos membros inferiores;
  • Feridas que custam a cicatrizar;
  • Impotência sexual;
  • Infecções fúngicas;
  • Terminações nervosas comprometidas;
  • Vontade constante de urinar.

Atente-se: o diabetes pode levar à cegueira!

O diabetes é uma doença progressiva que necessita de controle. Já sabemos que o diabetes pode prejudicar a visão, levando ao desenvolvimento de diversas complicações oculares. Mas, além disso, quando não tratado corretamente, o diabetes pode levar a cegueira. Ainda, em alguns casos, como quando o diabético também tem diagnóstico de glaucoma, o quadro de cegueira se torna irreversível. E engana-se quem pensa que a cegueira afeta apenas pessoas idosas. Os diabéticos jovens também podem ficar cegos!

Cuide dos seus olhos!

O diabetes e as doenças oftalmológicas adjacentes devem ser tratados desde o início, garantindo ao paciente uma vida normal. Por isso, mantenha os exames sempre em dia! Agende uma consulta de rotina na NeoOftalmo!