A degeneração macular é uma doença que afeta diretamente a qualidade de vida dos portadores. Infelizmente, muitos idosos são acometidos com essa complicação na retina.

Um dos principais tratamentos indicados para o quadro é a aplicação de injeções intravítreas. Essa solução é também recomendada para outras doenças da retina, como o edema macular e a oclusão venosa. Saiba mais sobre a degeneração macular e o seu tratamento!

O que é a degeneração macular?

A degeneração macular é uma doença progressiva que afeta a retina. Com a evolução do quadro, a visão central começa a ficar comprometida. A doença pode ser categorizada em degeneração macular seca ou úmida, sendo que a seca não oferece tratamento efetivo. A degeneração macular seca é quando o centro da retina se degenera.

Já a úmida, é quando vasos sanguíneos hemorrágicos crescem na superfície da retina. É sobre ela que iremos falar!

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

Essa complicação, no entanto, é muito comum e se agrava com o envelhecimento natural das células dos olhos. A degeneração macular é a principal causa de baixa visão entre pessoas com mais de 50 anos. O desenvolvimento degenerativo é ainda mais comum entre:

• Pessoas que se alimentam mal;
  • Fumantes;
  • Obesos;
  • Sedentários.

Principais sintomas

Por ser progressiva, no início, a degeneração não apresenta grandes sintomas. Por esse motivo, é fundamental que exames periódicos sejam feitos para que a doença seja diagnosticada precocemente. Mas, com tempo e em estágio avançado, é possível perceber:

• Dificuldade para ler, escrever, assistir TV;
  • Dificuldade em atividades simples e locomoção;
  • Edemas oculares;
  • Mancha escura no centro da visão;
  • Vazamento na retina;
  • Visão central embaçada.

O tratamento da degeneração macular relacionada à idade

A melhor forma de tratar a degeneração macular úmida, em estágio já avançado, é através da aplicação de injeções intravítreas. Os medicamentos utilizados nesse método evitam o crescimento de novos vasos sanguíneos anormais na retina.

Suplementação vitamínica e mineral, uso de laser e procedimento cirúrgico de fotodinâmica são outras alternativas. Porém, essas opções não oferecerão a mesma eficácia da aplicação medicamentosa, já que ela preserva e até mesmo recupera, parcialmente, a visão perdida. Existem duas opções de medicamentos a serem aplicados:

• Lucentis;
  • Eylea.

É importante frisar que o tratamento não irá curar a degeneração por completo, mas, evitará a sua progressão.

Como é realizado o procedimento?

O tratamento consiste em aplicar o remédio escolhido diretamente no olho degenerado, com auxílio de colírio anestésico. Por isso, o procedimento acaba sendo bastante rápido, realizado em 15 minutos.

Porém, dificilmente o tratamento será concluído em dose única. Quase sempre o recomendado é de três doses mínimas, com intervalo de um mês entre cada aplicação. A cada sessão, a medicação agirá reduzindo a neovascularização hemorrágica e edemas no olho afetado.

Para receber a aplicação, o paciente deve ter feito jejum de 2 horas, não estar usando maquiagem e estar acompanhado. Atenção: é muito importante que o tratamento prescrito pelo médico seja realizado com afinco até o fim. Caso contrário, podem haver recidivas.

Existem contra indicações?

Geralmente, o tratamento é indicado para todos aqueles que têm DMRI. Somente quem possui infecções oculares, como conjuntivite e blefarite, não deve se submeter ao procedimento. Porém, esses são casos raros.

Após a injeção, é comum que edemas surjam no lado externo do olho. As medicações são aprovadas pela Anvisa e, por isso, podem ser disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Se informe!

Converse abertamente com seu oftalmologista

Os idosos são categorizados como grupo de risco para contaminação por Covid-19. Com a pandemia, muitos pacientes suspenderam o seu retorno ao oftalmologista. As consequências foram a perda de controle degenerativo e a descoberta tardia do problema.

Continue indo ao médico! Somente assim a sua qualidade de vida estará garantida. As sessões intravítreas e o tipo de medicamento devem ser ministrados por um oftalmologista. Agende uma consulta na NeoOftalmo!