Não é novidade para ninguém que o oftalmologista deve ser visitado anualmente para prevenir complicações oculares inesperadas. No entanto, muitas pessoas adiam a ida ao oftalmologista, e acabam visitando somente quando algum problema já se instalou. Mas, na realidade, estão colocando a sua saúde à prova. Afinal, as consultas oftalmológicas de rotina podem evitar que complicações sérias e doenças graves se desenvolvam.

Exames realizados durante as consultas oftalmológicas de rotina

• Teste de acuidade: procedimento simples, realizado em frente a uma tela para verificar a percepção de formas e contornos. O oftalmologista solicita que o paciente identifique números e letras.
  • Exame de refração: indicado para detecção e/ou acompanhamento de astigmatismo, miopia, presbiopia e hipermetropia. Com auxílio de aparelhos como autorrefrator e refrator, o exame analisa a presença de erros de refração ocular e a necessidade da utilização de óculos de grau.
  • Biomicroscopia: com o uso de biomicroscópio e com o auxílio de uma fonte de luz, a estrutura ocular é avaliada, analisando o nervo óptico, conjuntiva, córnea, esclera e cristalino. O procedimento permite identificar suspeitas de tumor e infecções.
  • Exame de fundo de olho: a estrutura do fundo do olho é investigada, avaliando a retina, mácula e vasos sanguíneos. O exame pode detectar doenças como retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular e hipertensão arterial.
  • Tonometria: principal exame para medir a pressão intraocular. É indicado para diagnóstico e acompanhamento de glaucoma e hipotonia ocular.

Cuide da sua visão!

Ao perceber olhos cansados ou avermelhados, dores oculares, vista escurecida ou turva, procure um oftalmologista. Uma avaliação completa indicará os exames e tratamentos adequados para o seu caso. Agende sua consulta na NeoOftalmo!