O que é o ceratocone?

A córnea é um tecido translúcido localizado na superfície dos olhos. Ela protege a visão de ameaças externas e funciona como uma lente, através da qual a luz entra e focaliza as imagens. Já o ceratocone pode ser definido como um turvamento da córnea, e é uma patologia que altera as características oculares. Felizmente, hoje, existem diversas opções de tratamento para o ceratocone.

Com a projeção desse tecido para fora, a visão do paciente fica distorcida e prejudicada. Os tratamentos existentes possibilitam melhorar a acuidade visual ou estabilizar a doença. Assim, além do uso dos óculos, outros três procedimentos podem ser indicados, dependendo do quadro do paciente.

Opções de tratamento para o ceratocone

  • Crosslink: esse tratamento cirúrgico aumenta a resistência e estabilidade da córnea evitando a progressão da doença. Se trata de uma alternativa não invasiva, que garante mais sustentação para as fibras oculares, corrigindo o quadro com o passar das sessões.
  • Anel de Ferrara: o implante deste acessório anelar (minúsculo e discreto) permite a correção das alterações em formato e espessura ocasionadas pelo ceratocone. O procedimento é indicado para casos em que os óculos já não surtem efeito.
  • Transplante de córnea: recomendado somente para casos agudos, o transplante recupera a visão do paciente integralmente. O procedimento consiste na substituição completa ou parcial do tecido ocular.

Cuide dos seus olhos!

Com o devido acompanhamento é possível evitar procedimentos mais invasivos. Por isso, mantenha a ida frequente ao seu oftalmologista. Agende sua consulta na NeoOftalmo e avalie a melhor opção para você!