A medicina está em constante evolução para promover melhor qualidade de vida. Por isso, investir em novas tecnologias é o dever de clínicas médicas que prezam pela saúde de seus pacientes. Aprimorando seus serviços, a NeoOftalmo agora também dispõe do tratamento de CrossLink.

Esse método oferece um moderno tipo de tecnologia cirúrgica, voltada especialmente para o tratamento do ceratocone. Mas, o CrossLink ainda atende à outras doenças e lesões:

• Degenerações;
  • Doenças metabólicas;
  • Edemas na córnea;
  • Traumatismos oculares.

A realização do procedimento é capaz de prevenir o transplantes de córnea e, conforme estudos, já beneficiou mais de 500 mil portadores de ceratocone. Quer saber mais sobre essa novidade? Fique por dentro!

O que é o CrossLink?

O CrossLink é um tratamento cirúrgico que permite aumentar a resistência e a estabilidade da córnea do olho, evitando a progressão de doenças corneanas e diminuindo significativamente a necessidade de transplante.

Quais são os benefícios do aparelho de CrossLink?

O maior benefício do procedimento é garantir boa sustentação da córnea e evitar a progressão de abaulamento corneano, responsável pelo alto astigmatismo e pela turvação corneana. Mas, existem outras vantagens:

Cirurgia não invasiva

Além dos benefícios para a saúde do paciente em si, realizar a cirurgia também é bastante prático, já que o procedimento não necessita de internação ou da realização de jejuns.

Sem sofrimentos

Durante a realização do procedimento, o paciente não sente nenhuma dor.

Porque o CrossLink é tão indicado no tratamento do ceratocone?

O ceratocone é uma doença progressiva, caracterizada pela degeneração da córnea. Com o avanço da patologia, mudanças estruturais vão ocorrendo, podendo gerar turvamento da córnea e alterações em sua elasticidade, resistência e biomecânica.

Porém, a principal indicação do CrossLink é justamente impedir a progressão da doença. Isso porque uma das principais características do ceratocone é o enfraquecimento do colágeno presente nas córneas.

A indicação é voltada especialmente para o público jovem, quem está com a doença em progressão ou aqueles que já foram submetidos à cirurgia refrativa.

Como é realizado o procedimento?

Dentro de um centro cirúrgico, o procedimento é realizado após a aplicação de anestesia tópica através de colírio. O epitélio da parte central da córnea é removido e, em seguida, um colírio de vitamina B2 é aplicado. Depois, a ação de um raio ultravioleta (luz UVA) é emitido no olho do paciente.

Essa ação, conjunta com a substância aplicada, permite aumentar a rigidez biomecânica da córnea, além de fortalecer as fibras de colágeno. Esse é um método minimamente invasivo e realizado com anestesia tópica, durando aproximadamente uma hora.

Após o procedimento, o paciente já é prontamente liberado para casa.

Existe a possibilidade de ocorrerem complicações?

Os riscos do CrossLink são mínimos, porém, como qualquer tratamento cirúrgico, complicações podem acontecer. Algumas delas são:

• Infecções;
  • Opacidade da córnea (que pode ser evitada com o uso de colírios antibióticos);
  • Aparecimento de sintomas temporários (irritação, vermelhidão e lacrimejamento).

Para evitar qualquer risco, consulte com profissionais qualificados e siga atentamente todas recomendações do médico. Em caso de surgimento de sintomas temporários, com os devidos cuidados, eles devem desaparecer em poucos dias.

Agende a sua consulta na NeoOftalmo!

Procure uma clínica especializada para cuidar da sua visão! A NeoOftalmo está sempre se atualizando, já que zelamos pela sua saúde. Se você sofre com alguma das complicações citadas acima, se informe sobre o novo tratamento de CrossLink. Solicite um orçamento conosco e agende uma consulta. Recupere a sua qualidade de vida!