Existem diversas doenças e complicações oculares que decorrem de alterações e turvamentos na córnea. Essas são condições que não só prejudicam a visão, mas também alteram a percepção do paciente. Por isso, técnicas cirúrgicas são comumente recomendadas. O implante de Anel de Ferrara é um procedimento eficaz de correção corneana.

A intervenção cirúrgica é indicada em casos de:

• Ceratocone
  • Degeneração marcial pelúcida
  • Progressões refrativas

Mas, dentre todos citados, são os pacientes com diagnóstico de ceratocone os mais sujeitos ao implante. Saiba mais sobre a doença!

O que é o ceratocone?

O ceratocone é uma patologia progressiva que afeta o formato e espessura da córnea, resultando em vista embaçada e até mesmo distorcida. Ao longo do tempo, a córnea vai se projetando para a frente e ficando pontuda como um cone.

Com isso, a entrada de luz na retina é distorcida, tornando as imagens confusas. A complicação costuma aparecer no início da vida do paciente, com maior incidência entre os 10 e 25 anos. Além disso, é importante frisar que o ceratocone é uma patologia hereditária, ou seja, se você possui familiares que sofrem com a doença fique atento!

Quais são os sintomas do ceratocone?

Ainda é difícil prever porque algumas pessoas possuem propensão para desenvolver o ceratocone. No entanto, o que a medicina nos indica hoje é que a patologia é consequência de vários fatores unidos ao histórico familiar.

Alguns casos da doença podem não apresentar sintomas no início. Porém, a maioria dos pacientes tendem a sentir grande interferência na visão. Veja quais outros sintomas podem ser sentidos:

• Aumento frequente no grau dos óculos;
  • Dores de cabeça;
  • Enxergar halos próximos da luz;
  • Formação de múltiplas imagens de um único objeto;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Vista borrada;
  • Vista distorcida;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Visão noturna comprometida.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Por afetar diretamente a visão de crianças e jovens, estudos e atividades de desenvolvimento psíquico e social podem ser afetados. Por isso, o diagnóstico precoce é de extrema importância, especialmente em crianças alérgicas e com Síndrome de Down. Esses grupos são mais propensos ao ceratocone.

Os pacientes devem realizar os exames oftalmológicos preventivos periodicamente com médicos especializados. Um dos procedimentos mais indicados é a tomografia de córnea, exame que permite analisar as condições e a atual espessura corneana do paciente.

As principais formas de tratamento

A correção da curvatura da córnea, porém, é algo altamente possível e eficaz. Quadros menos severos podem ser solucionados sem cirurgia. Além do implante de Anel de Ferrara, existe também o Crosslinking. Saiba mais sobre os dois procedimentos:

Crosslinking

O procedimento é indicado para quadros de gravidade inferior ou iniciais. Ele atua reduzindo a curvatura com a ação de um laser nas fibras de colágeno. Essa ação acaba deixando a córnea mais dura. Basicamente o Crosslinking consiste em aplicar anestesia, pingar um colírio oxidante à base de vitamina B2 e deixar o laser agir.

Implante de Anel de Ferrara

Esse procedimento cirúrgico é rápido, sendo concluído em 30 minutos. É realizado a partir de uma incisão no meio da córnea para que o implante possa ser comportado.  Rígido e discreto, essa metade de objeto anelar é implantada bem em cima da córnea com uso de anestesia tópica.

Através do procedimento, o olho acaba ficando mais plano, semelhante com sua curvatura natural.  O processo cirúrgico do implante é considerado simples e o paciente recebe alta ainda no mesmo dia.

Agende a sua consulta!

Apesar dos benefícios do implante de Anel de Ferrara, somente um médico poderá dizer se esse é o tratamento adequado para o seu caso. Então, entre em contato com a NeoOftalmo e agende sua consulta.