As Lentes de Contato são um acessório muito desejado por quem sofre com erros de refração. Com elas é possível alcançar um campo de visão muito mais completo do que com os óculos, por exemplo. No entanto, para evitar complicações, é necessário saber como utilizá-las corretamente.
Antes de iniciar o uso das Lentes de Contato é imprescindível passar por diversos testes oculares, através dos quais o oftalmologista irá estudar qual modelo de lentes é o mais adequado aos olhos do paciente e às suas necessidades. Para esportistas, ou para quem trabalha em movimentação constante, as lentes podem ser uma ótima alternativa.
Estratégias de manutenção e conservação das Lentes de Contato
Ao iniciar a utilização das lentes é necessário se atentar para garantir a correta conservação e manutenção do acessório. As Lentes de Contato ocular são frágeis, e dependem de um correto manuseio, seja durante a colocação e retirada dos olhos, ou na hora de guardá-las. Além disso, somente um oftalmologista está apto a indicar produtos adequados para a limpeza das lentes.
Confira abaixo algumas estratégias de manutenção e conservação:
- Antes de manusear as lentes, lave bem as mãos com água e sabão e se possível enxugue com toalhas de papel;
Mantenha unhas curtas e limpas;
Mantenha o ralo da pia fechado ao manipular as lentes e evite deixar a torneira aberta durante o processo;
Evite encher demasiadamente o estojo com a solução, evitando prender a borda da lente na tampa do estojo;
Utilize somente produtos indicados pelo seu oftalmologista;
Limpe as lentes todos os dias;
Mantenha o estojo das lentes sempre fechado;
Nunca utilize água da torneira para limpeza das lentes;
Não utilize soro fisiológico para limpar ou conservar as lentes.
Como limpar as Lentes de Contato corretamente após a utilização?
Primeiramente, é sempre necessário higienizar muito bem as mãos antes de manusear as lentes de contato. Isso previne que elas sejam contaminadas por microrganismos ou bactérias, que podem causar desconfortos ou infecções.
Após a lavagem das mãos, o primeiro passo é remover as lentes de contato dos olhos e colocálas, uma de cada vez, na palma da mão. Depois, para remover o acúmulo de resíduos gerados pelos olhos, deve-se pingar duas gotas de solução limpadora em cada lente, e esfregar com a ponta dos dedos em movimentos circulares, de forma cuidadosa e suave.
Com os resíduos soltos, é necessário enxaguar as lentes novamente com a solução limpadora para removê-los. E por fim, guardar as lentes no estojo apropriado. Antes de guardar as lentes de contato, o ideal é higienizar também o estojo – remover a solução antiga, lavar com água e sabão, enxaguar bem e colocar a solução nova.
Dúvidas frequentes
Não é recomendado dormir com as Lentes de Contato.
Não é aconselhável. Para estes casos, o ideal é utilizar lentes de descarte diário.
Quando for utilizar maquiagem, primeiro coloque as Lentes de Contato e depois faça a maquiagem. Ao remover a maquiagem, retire as lentes primeiro.
O uso não é obrigatório, mas pode oferecer maior conforto em ambientes muito claros, além de proteção contra os raios UV. Não há problema em usar Lentes de Contato e óculos escuros sem grau.
Deve-se evitar, devido ao alto risco de contaminação.
Existem diversos modelos e data de validade pode variar. O período de utilização deve obedecer às recomendações médicas.