Esta cirurgia pode recuperar a visão em pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas córneos. O transplante de córnea pode ser feito de diferentes maneiras, seja substituindo toda a córnea (transplante penetrante), ou apenas uma parte dela (lamelar).

Cirurgia de Transplante de Córnea | NeoOftalmo

Ainda existem outros métodos, como: transplante endotelial de córnea e transplante de células tronco. O tipo de cirurgia será definido de acordo com o quadro e necessidade do paciente.

Indicações para o transplante de córnea

O transplante não é indicado para qualquer tipo de doença que afeta a região ocular. Ele é uma alternativa apenas para alguns tipos de patologias que afetam a córnea, como ceratocone, degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo, distrofias corneanas, ceratopatia bolhosa, Córnea Guttata, leucomas, e também infecções graves e perfurações oculares.

Orientações

Pré-operatório:

• Realize todos os exames solicitados para atestar boa saúde;

• Para evitar o fluxo de sangue na operação, medicamentos como aspirina não devem ser utilizados sete dias antes;
  • Como na maioria das cirurgias oculares, tenha um acompanhante maior de 18 anos e responsável.

Pós-operatório:

• Cuide dos pontos e só os retire na data clínica recomendada;
  • Se sentir muita dor, tome analgésicos prescritos pelo médico;
  • Evite coçar ou esfregar os olhos;
  • Utilize colírios prescritos, se necessário;
  • Atividades do cotidiano são permitidas, mas as mais intensas apenas depois de algumas semanas;
  • O transplante cicatriza lentamente, dentro de seis meses a um ano. Por isso os cuidados com batidas, toques e lesões devem ser redobrados;
  • Siga todas as recomendações médicas para evitar rejeição da córnea.

O que são as doenças de córnea?

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente dos olhos. Funciona como a lente de uma câmera: se estiver lesionada, ficará embaçada, prejudicando a visão. Muito exposta, pode ser lesionada por diferentes tipos de patologias. Cada uma delas tem suas características:

• Ceratocone - Doença que altera a curvatura da córnea, gerando opacidade da visão.

• Ceratoglobo – Formato alterado da córnea que causa afinamento do revestimento translúcido.

• Cerotopatia bolhosa – Descompensação da córnea devido à falência do endotélio, que apresenta a presença de uma córnea de Guttata, de edema e de diminuição da visão.

• Degeneração Marginal Pelúcida – Doença semelhante à ceratocone.

• Distrofias corneanas – São alterações bilaterais da córnea e progressivas, que costumam ocasionar opacidade da visão. A mais comum é a Distrofia de Fuchs.

• Leucomas – Opacidade na córnea que pode ser gerada por diferentes causas, como queimaduras químicas, traumatismos, infecções variadas e distrofias corneanas.

Tratamento para as córneas

Para problemas iniciais, o uso de óculos e de lentes de contato são as recomendações oftalmológicas mais efetivas. Para quadros mais avançados, nos quais a lente não pode ser adaptada ao olho, a cirurgia de implante de Anel Ferrara e o método Crosslinking podem evitar o avanço das patologias.

Porém, se nada for efetivo, mesmo sendo mais invasivo, o transplante de córnea pode ser realizado, evitando a progressão das lesões.