O exame de Tonometria de Aplanação é um procedimento fundamental para o diagnóstico do glaucoma. A intervenção serve para medir a pressão interna do globo ocular, e identificar elevações anormais. Antes do exame, os olhos são anestesiados através do uso de um colírio específico. No método de aplanação, usa-se o Tonômetro de Goldmann para achatar a córnea de acordo com uma certa variação de força.
O paciente deve repousar o queixo e a testa sobre o tonômetro, que encostará no olho e será levemente forçado contra ele, fazendo a medição. A pressão intraocular é o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma e, o único tratamento eficiente e cientificamente comprovado é a redução dessa pressão, que evita a ação progressiva da doença.
Indicações
O exame deve ser feito por pessoas que suspeitam possuir glaucoma, idosos e pacientes com tendência hereditária a pressão ocular elevada.
Orientações
É um procedimento simples, indolor e com duração de apenas dois minutos em cada um dos olhos. O paciente deve suspender o uso de lentes de contatos um dia antes da realização do procedimento.