A Gonioscopia é o exame mais relevante na etapa de classificação do glaucoma. Através dele, é possível verificar o ângulo da câmara anterior do olho, onde existe o encontro entre córnea e íris, e também a superfície do cristalino. A análise das regiões oculares é feita através do uso de lentes de aumento em contato com a córnea do paciente.
Para realizar o exame, é necessário pingar dois colírios, um anestésico e um gelatinoso, que deixará a visão embaçada. Depois, o paciente ficará em frente ao gonioscópio, um aparelho com lente em forma de cone. Será necessário fixar o olho para uma análise mais precisa da região, o que pode causar um pequeno desconforto.
Indicação
O procedimento é indicado para classificar o grau do glaucoma, para investigar tumores e cistos na íris, traumas oculares, processos inflamatórios e hemorrágicos, aderência da íris secundária e demais anormalidades.
O exame também é solicitado no pós operatório de diversas cirurgias, como a de catarata, retina, glaucoma, vítreo e transplante de córnea.
Orientações
Por conta da vista embaçada e dos desconfortos, o paciente pode ir acompanhado, se preferir. É obrigatório suspender o uso de lentes de contato um dia antes do exame.