Mais que um exame, a Fotocoagulação a Laser é uma intervenção que serve para reduzir a formação de vasos sanguíneos anormais que aparecem em toda região retiniana, decorrentes de doenças como retinopatia diabética, glaucoma e outras patologias que afetam o globo ocular.

Exame de Fotocoagulação a Laser | NeoOftalmo

O procedimento é feito através da emissão de um intenso raio de luz nas células do epitélio pigmentado da retina. O laser é responsável por esquentar a região afetada que, lesionada, sofre naturalmente a desnaturação de proteínas.

Consequentemente, formam-se coagulações e tecidos de cicatrização que amenizam o problema. A Fotocoagulação pode ser focal, feita com aplicações localizadas e direcionadas em vasos específicos, ou ainda, ser uma panfotocoagulação retiniana, responsável por tratar a retina inteira

Indicação

Esse é um procedimento indicado para o tratamento de doenças vasculares e hemorrágicas que acometem a retina, evitando a progressão desses quadros.

Orientações

O uso de lentes de contatos devem ser suspensas um dia antes do procedimento. O paciente deve estar acompanhado de um adulto capaz.