O exame de Campo Visual Computadorizado, diagnostica a profundidade e extensão das lesões presentes no campo visual do paciente. Com ele, é possível quantificar a área espacial de percepção do olho, além de detectar qualquer alteração no campo visual do paciente. A Campimetria é muito relevante já que, muitas vezes, essas alterações não são perceptíveis.
O exame é feito através do campímetro, onde a pessoa se senta e deixa o olho rente à aparelhagem. Para o diagnóstico, pontos de luz são emitidos em diferentes regiões, com diferentes intensidades. A campimetria tem precisão para doenças que acometem a retina, a coróide, o nervo óptico e o sistema neurológico. Assim, diagnostica diversas patologias, como: Coroidite, tumores, Degeneração Macular, Oclusão Vascular, Papiledema, intoxicações medicamentosas, AVC’s e enxaqueca.
Indicação
É indicado principalmente no diagnóstico, controle e acompanhamento dos casos de Glaucoma; mas também para outras patologias oculares que acometem, inclusive, a região neurológica.
Orientações
Para o exame, é importante que o paciente tenha em mãos sua receita de grau atualizada. Se o grau ocular for muito elevado, compareça usando lentes de contato. Não é necessário acompanhante.