Ainda que a Cirurgia de Catarata seja um procedimento relativamente simples e livre de complicações, o pós-operatório causa ansiedade e dúvidas em muitos pacientes. Portanto, após agendar o procedimento — que pode ser realizado em qualquer fase de progressão da doença —, é importante saber como será o processo de recuperação da Cirurgia de Catarata, a fim de se programar para tirar alguns dias de descanso das atividades habituais.

Os benefícios da Cirurgia de Catarata

No caso da catarata, doença que promove uma opacificação do cristalino e impede a entrada de luz na retina, a cirurgia é a única forma efetiva de tratamento, sendo que a técnica de Facoemulsificação é a mais utilizada. Os benefícios desse procedimento são diversos, principalmente ao considerar que tem duração média de 30 minutos e que em 24 horas já se nota significativa melhora na visão.

A técnica de Facoemulsificação

A Facoemulsificação é a técnica utilizada nessa cirurgia. Ela consiste em aplicar uma energia ultrassonográfica para emulsificar (fragmentar) o cristalino, facilitando assim a aspiração dessa camada que impedia a visão. Na sequência, insere-se uma lente intraocular, que atua como um cristalino artificial.

Devido à sua eficiência e segurança, a Facoemulsificação tornou-se uma das técnicas mais realizadas por oftalmologistas de todo o mundo, visto que promove, também, uma melhor recuperação da Cirurgia de Catarata. Isso ocorre porque com a Facoemulsificação o oftalmologista pode fazer uma incisão pequena, que gera menos traumas oculares.

Sintomas comuns após o procedimento

A cirurgia de catarata permite uma melhora muito rápida da visão, mas é comum que durante os primeiros 30 dias de pós-operatório haja uma “flutuação” da visão, ou seja, pode haver alguns picos de piora que são normais ao processo de cicatrização. Além disso, durante a recuperação da Cirurgia de Catarata é comum sentir desconforto quando exposto a luzes fortes, sendo recomendado o uso de óculos escuros nessas situações.

Como funciona a recuperação da Cirurgia de Catarata?

Por ser um procedimento rápido e simples, a recuperação da Cirurgia de Catarata costuma ser muito tranquila, mas ainda assim são necessários alguns cuidados simples, principalmente para evitar complicações infecciosas.

Restrições

As principais restrições necessárias para uma boa recuperação após a Cirurgia de Catarata envolvem:

  • Não dirigir nas primeiras 24 horas;
  • Evitar olhar para telas no primeiro dia;
  • Não realizar atividades pesadas;
  • Não molhar os olhos, principalmente em piscinas e banheiras;
  • Evitar maquiagem nos olhos.

Trabalho e atividades físicas

Sugere-se que o paciente submetido à Cirurgia de Catarata programe-se para tirar de 5 a 7 dias de folga no trabalho, visto que no pós-operatório é comum sentir algum desconforto quando exposto a luzes artificiais e naturais, bem como pode haver oscilação na qualidade da visão. Se a função laboral exigir esforço físico, o período de afastamento aumenta para 15 dias.

Além disso, as atividades físicas extenuantes podem causar um aumento da pressão intraocular, gerando desconforto na recuperação, bem como comprometimento ao processo de cicatrização. Também é importante evitar que partículas de poeira e suor caiam nos olhos durante esse período de recuperação.

Cuidados importantes durante a recuperação da Cirurgia de Catarata

Os cuidados pós cirúrgicos buscam oferecer aos olhos as condições ideais para uma cicatrização adequada e livre de infecções. Portanto, é fundamental utilizar os colírios recomendados pelo oftalmologista, não coçar os olhos, evitar circular por ambientes com muita poeira — se necessário, utilizar tampão ocular — e repousar.

Agende sua consulta, exame ou procedimento!

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 2021 a Catarata foi uma das principais causas evitáveis de perda de visão no Brasil. Portanto, caso você tenha notado opacidade na visão, entre em contato e agende sua consulta na NeoOftalmo!