Muito comum, especialmente entre os idosos, a catarata é uma das doenças mais exploradas no âmbito oftalmológico. A patologia, que progride de forma lenta, afeta diretamente a qualidade da visão de seu portador. Com o tempo, tarefas cotidianas, como andar, dirigir e ler, acabam se tornando mais difíceis, e interferindo na independência durante a rotina.

Porém, existem informações valiosas que podem ajudar a deixar o paciente diagnosticado com catarata mais otimista sobre o seu quadro! Dúvidas sobre a cirurgia de catara e tabus sobre a doença? Retire aqui!

O que é a catarata?

A catarata é caracterizada pela opacidade e embaçamento do cristalino, lente natural dos olhos, causando dificuldade para enxergar. A evolução da doença costuma ser lenta, podendo afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

Quais são os sintomas da doença?

O principal sinal da doença é o embaçamento do cristalino, devido à dificuldade dos raios luminosos em alcançar a retina, local onde ficam os receptores fotossensíveis da nossa visão. Mas, esses não são os únicos sinais, confira:

• Dor nos olhos;
  • Enxergar brilhos e halos;
  • Enxergar vultos;
  • Vista nebulosa;
  • Vista opaca;
  • Sensibilidade à luz.

Alguns dos sintomas citados indicam também o avanço da doença. Por isso, ao detectar mais de um dos sintomas, procure um oftalmologista de imediato!

Confira 5 curiosidades sobre a catarata

Para recuperar a visão perdida, é necessário que o portador da doença realize uma cirurgia. O método cirúrgico adotado depende da clínica oftalmológica escolhida. Na NeoOftalmo, a cirurgia de catarata é realizada através da técnica de Facoemulsificação. Assim, o procedimento consiste em aspirar o cristalino danificado, implantando uma lente artificial em seu lugar.

Isso permite que o paciente enxergue com “novos olhos”. Mas, mesmo sabendo da simplicidade da operação, existem ainda muitas curiosidades sobre a doença e o procedimento

1. Causadora de cegueira reversível

Progressiva, a doença é uma das principais causas de cegueira reversível registradas atualmente. Com o passar do tempo, o cristalino e a visão vão ficando cada vez mais opacos, até que o paciente fique totalmente cego. Porém, a cirurgia de catarata pode reverter até os quadros mais avançados.

2. A cirurgia é o único tratamento eficaz

Medicamentos, colírios, tratamentos complementares: nada é eficaz nos casos mais críticos. Após o diagnóstico, somente a cirurgia de catarata pode frear a progressão da doença. Mas, graças à modernização e à tecnologia, o procedimento está se tornando cada vez mais eficiente e rápido.

3. O resultado da cirurgia de catarata é definitivo

Muitas pessoas, após realizarem a cirurgia de catarata, experienciam o que chamamos de opacificação da cápsula posterior do olho. Ou seja, a lente intraocular inserida na operação pode aglomerar resíduos.

No entanto, é importante frisar que essa é uma complicação pós operatória comum, e que a catarata não retorna após a cirurgia. Isto é, o resultado da cirurgia é definitivo, não sendo necessário realizá-la novamente. Para resolver o problema, são indicadas sessões de YAG Laser, que se trata de uma “limpeza da lente”. O procedimento, bastante simples, pode ser feito diretamente do consultório oftalmológico.

4. A catarata não é transmissível

Sem o conhecimento necessário, diversas informações erradas sobre a doença acabam sendo repassadas. Uma delas é sobre a transmissão. A doença não é transmissível para outras pessoas, muito menos pode passar de um olho para outro.

5. Existem vários tipos da doença

Pessoas mais velhas, a cima de 50 anos, são as mais afetadas pela catarata de classificação senil. Mas, isso não é uma regra, já que existem outras variações da patologia. A catarata traumática, por exemplo, é ocasionada por lesões e acidentes na região ocular. A catarata diabética surge em decorrência dos efeitos da doença.

Por fim, na catarata congênita, a criança já nasce com o problema devido a questões genéticas. E, a catarata medicamentosa, caracteriza-se pela utilização de medicamentos específicos que podem acabar danificando a visão do paciente.

Procure um oftalmologista!

Como explicado acima, o diagnóstico da catarata não é algo simples. A análise médica é fundamental para definir o estágio da doença e o melhor tratamento. Entre em contato com a NeoOftalmo e agende uma consulta!