A cegueira é uma condição que afeta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta realidade não é diferente no Brasil: atualmente, existem pelo menos 1,5 milhões de cegos no país, conforme dados divulgados pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

Porém, o que muitos pacientes não sabem, é que esse percentual poderia ser muito menor. Cerca de 90% dos casos de deficiência visual são tratáveis e previsíveis no Brasil. Infelizmente, diferentes fatores, que vão desde propensão genética à falta de cuidados com a saúde, fazem com os portadores convivam com limitações e cegueira em sua rotina.

O estudo recente da CBO aponta que a maioria dos cegos brasileiros faz parte de um grupo econômico de vulnerabilidade. Esse é um fator determinante no acesso e busca por prevenção. Afinal, o diagnóstico precoce e a ida regular ao oftalmologista podem evitar essa triste condição. Entenda como!

As principais causas de cegueira no Brasil

Os casos de cegueira podem ser irreversíveis ou reversíveis. Entretanto, para que o paciente recupere a sua acuidade visual, é necessário que ele tenha acesso não só ao diagnóstico preciso como à um tratamento condizente às suas necessidades.

Existem diferentes fatores oculares que podem causar um quadro de cegueira. Porém, o relatório do CBO deixa claro que nem sempre os portadores têm real conhecimento sobre o seu quadro ocular. Com base nisso, as principais causas de cegueira no Brasil são:

Doenças crônicas

Patologias que afetam o organismo a longo prazo não só prejudicam a visão do paciente como são progressivas, culminando em cegueira. A hipertensão, o glaucoma e o diabetes são exemplos.

Condições genéticas

Algumas condições associadas aos genes do paciente favorecem a deficiência visual. O quadro pode nascer de retinose pigmentar, glaucoma, Síndrome de Berdet-Biedl, atrofia do nervo óptico e de LCA, um tipo raro de cegueira.

Lesões traumáticas

Acidentes são outra forte causa de cegueira. Impactos brutos, com objetos pontuados ou ásperos, podem cegar imediatamente. Acidentes domésticos, contusão durante atividades físicas e contato com substâncias químicas ou nocivas são outros exemplos.

Falta de acesso a cuidados básicos de saúde

A não realização de consultas preventivas também cega! Conforme o estudo, o acesso aos cuidados básicos de saúde ainda é um grande desafio para a população mais pobre. Muitos pacientes sabem que tem uma doença oftalmológica, mas, não conseguem tratar corretamente. A progressão natural do quadro acaba levando à cegueira.

Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje existem menos de 4 mil locais que oferecem serviço oftalmológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Muitos brasileiros moram em áreas remotas e, além disso, existe uma desigualdade na distribuição dos 20 mil oftalmologistas que atendem na rede.

Doenças oculares previsíveis e tratáveis

Porém, muitas das doenças que viram deficiência visual são bastante comum na população global. A maioria oferece tratamento e, em alguns casos, até mesmo recuperação da acuidade visual. Veja as principais delas:

Catarata

A lesão do cristalino do olho é uma condição comum, especialmente na velhice. Entretanto, o diagnóstico adequado e a cirurgia de catarata possibilitam a recuperação integral da visão.

Glaucoma

A patologia acomete o nervo óptico gradativamente, até o paciente perder a visão. O glaucoma não possui cura. Porém, o diagnóstico precoce evita progressão do quadro.

Degeneração macular

A complicação surge após os 50 anos através da degeneração das células da mácula. Dependendo do tipo da doença, o paciente pode ficar cego rapidamente. Mas, existem diferentes métodos e tratamentos para o caso.

A importância da detecção precoce

Ao contrário da catarata, o glaucoma e a degeneração macular causam cegueira irreversível. Mas, o paciente não precisa deixar o quadro chegar neste estágio. A detecção precoce evita a cegueira e também limitações no cotidiano. Priorize sua saúde ocular consultando com a Neo Oftalmo!