A técnica cirúrgica de implante do Anel de Ferrara (ou ainda Anel Intraestromal) é realizada para corrigir o ceratocone, uma doença que altera o formato e a espessura da córnea, distorcendo a percepção das imagens. Durante o procedimento, um anel é implantado em cima da córnea, beneficiando diretamente a visão do paciente.
Na realidade, o implante se trata da metade de um objeto anelar, feito de material rígido, porém, discreto. Ao ser implantado, o anel torna a superfície da córnea mais plana, se assemelhando a curvatura normal do olho. A cirurgia é realizada com anestesia tópica local ou sedação leve.
É considera uma intervenção simples, onde o paciente tem alta no mesmo dia, sem nenhum tipo de oclusão.
Indicação do implante de anel de Ferrara
Essa cirurgia é indicada para todos os pacientes diagnosticados com curvatura da córnea, como ceratocone, ou ainda, no caso de degeneração marcial pelúcida. É recomendada para os casos em progressão onde os óculos de grau já não solucionam o problema e nem as lentes de contato podem ser adaptadas ao olho do paciente.
Orientações
Pré-operatório:
- Realize todos os exames solicitados pelo médico;
- Leve um acompanhante maior de 18 anos no dia da cirurgia.
Pós-operatório:
- Use os colírios antiinflamatórios prescritos pelo médico;
Retorne as atividades normais apenas três dias após a intervenção;
Tenha cuidado redobrado ao andar já que nos primeiros dias a visão ainda pode ficar turva;
- Se trata de uma cirurgia sujeita à inflamações, então, a higienização com produtos neutros é muito importante.
O que é o ceratocone?
O ceratocone altera o formato e a espessura da córnea prejudicando a visão das pessoas, porém não se trata de uma doença inflamatória. Na fase inicial, o ceratocone aparece como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau de seus óculos com frequência.
Se trata de uma doença hereditária e está associada à sintomas alérgicos. Por isso, coçar os olhos pode agravar o quadro. Um dos principais sintomas da patologia é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto.
Alguns casos apresentam visão dupla, fotofobia (sensibilidade a luz) ou poliopia, que é quando há percepção de várias imagens de um mesmo objeto.
Tratamento para ceratocone
Para corrigir erros refracionais como miopia e astigmatismo, o uso de óculos é o mais recomendado nas fases iniciais. Na fase seguinte, quando há uma piora da acuidade visional, as lentes de contatos são recomendadas. Outra alternativa para evitar a progressão da doença é o método Crosslinking que liga o colágeno da córnea com a riboflavina e remove o epitélio da região.
Com isso, é possível expor o tecido e aplicar uma solução composta de vitamina A, formando assim mais ligações covalentes e aumentando a resistência da córnea. Mas, caso nenhuma dessas alternativas surta o efeito esperado, o implante do anel de Ferrara se torna a solução.
O transplante de córnea costuma ser o procedimento mais comum para casos de curvatura. Porém, atualmente, essa é a última alternativa.