Chamada também de Blefaroplastia, a cirurgia de pálpebras visa amenizar os impactos causados pela ação do tempo no entorno dos olhos. A intervenção remove excesso de pele, gordura orbitária e bolsas dessa região, através de incisões delicadas e mapeadas. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, intervindo tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores.
Através da cirurgia, rugas e flacidez são também removidas, proporcionando o rejuvenescimento da região dos olhos como um todo. Na parte superior, o cirurgião irá demarcar toda a pele que precisa ser removida. Pele, gordura e músculo são retirados do sulco palpebral e depois pequenas suturas são feitas para fechar a abertura. O local fica com o mínimo de cicatriz possível.
Já na parte inferior dos olhos, a incisão acontece dentro da pálpebra e é localizada próxima e ao longo da linha dos cílios. Essa parte é realizada sem necessidade de suturas. Além disso, as bolsas existentes em baixo dos olhos também podem ser rejuvenescidas.
Na primeira semana, logo que o inchaço e os hematomas começam a sumir, algumas melhoras já podem ser percebidas. Mas, o resultado final do procedimento será melhor visto dentro de três meses. Quanto mais firme e cheia de colágeno for a região das pálpebras, mais eficácia trará a cirurgia, evitando que a pele caia novamente.
Indicações da blefaroplastia
Esse é um procedimento de ordem estética e é indicado para pessoas acima de 30 anos que tenham excesso de pele nas pálpebras, gordura na parte inferior dos olhos e ptose (queda da região por causas musculares). Ainda, é indicado para quem que diminuir a presença de rugas e xantelasmas, que são bolinhas ocasionadas pelo colesterol.
Orientações
Pré-operatório:
- Faça jejum de oito horas antes da cirurgia;
- Realize exames como hemograma e coagulograma (análise de coagulação do sangue);
- Medicações anticoagulantes, como a aspirina, devem ser evitadas um mês antes da realização do procedimento;
- O tabagismo deve ser evitado pelo menos um mês antes da cirurgia.
Pós-operatório:
- Siga sem fumar por dois meses após a cirurgia;
- Use colírios para lubrificar os olhos;
- Faça uso de antibióticos e analgésicos recomendados pelo médico;
- Higienize regularmente os olhos com água e sabonete neutro;
- Faça repouso por uma semana, até a retirada dos pontos;
- Óculos escuros em ambientes claros devem ser usados por um mês;
- Durma de barriga para cima para não pressionar os olhos;
- Evite o uso de lentes de contato nos 10 primeiros dias;
- Para amenizar os inchaços, faça compressas de água morna utilizando panos limpos.
O que forma a pele caída nas pálpebras?
O caimento da pele é uma resposta natural ao envelhecimento e à queda do nível de colágeno em maior escala. Falta de cuidados com a pele, má alimentação e exposição excessiva ao sol também contribuem para o envelhecimento precoce. Mas, muitas vezes, a flacidez pode ser uma herança genética.
Tratamento para as pálpebras
Um dos métodos mais simples de prevenir as pálpebras das ações do tempo é evitar o excesso de sol e utilizar dermocosméticos específicos para a região dos olhos. Por isso, aposte em cremes antissinais e em protetor solar.
Evitar traumas, como remover pelos e maquiagem com força excessiva, são fundamentais.