A cegueira senil é uma condição bastante frequente entre a população: por ano, cerca de 120 mil idosos brasileiros recebem o seu diagnóstico. Mas, apesar da alta incidência, muitos ainda não sabem de quais formas ela diminui a nitidez da visão afetando a qualidade de vida.

Sem o conhecimento e tratamento devido, o paciente corre o risco de ficar cego. Entretanto, este tipo de cegueira é reversível desde que o portador busque os recursos necessários.  

O que é catarata senil? 

A catarata é uma doença oftalmológica classificada em diferentes tipos. A senil é a mais comum, com maior incidência a partir dos 50 anos. A catarata se trata do turvamento e opacificação gradativa do cristalino (lente natural dos olhos). 

No caso da senil, o quadro se desenvolve a partir do envelhecimento e oxidação das células oculares. Com isso, a visão vai diminuindo e o olho ganha um aspecto opaco, em tons amarelados ou acinzentados. Clinicamente, a catarata pode ser diagnosticada em quatro tipos: 

Catarata nuclear

Se concentrando no centro do cristalino, causa mudança na coloração dos olhos e está relacionada à miopia.

Catarata cortical

A doença começa no córtex, partindo do canto externo do cristalino em direção ao centro do olho. Comum entre portadores de doenças crônicas, ocorre devido à coagulação de proteínas oculares.

Catarata subcapsular superior

Quadro de opacificação na parte posterior do cristalino, causando maior sensibilidade à luz.

Catarata madura

Indicativo de quadro avançado, caso em que o olho ganha aspecto perolado devido à opacificação.

As principais causas de catarata senil

O envelhecimento ocular é um processo natural. Porém, existem causas que, quando associadas à senilidade, aumentam as chances de surgimento da catarata. Ainda assim, diferentes condições e lesões podem levar à opacificação do cristalino. 

Por isso, as causas de catarata senil são muitas! Assim como o envelhecimento, um trauma ocular pode aumentar a incidência. Portadores de glaucoma, uveíte e outras patologias oculares também estão mais suscetíveis. Veja outras condições:

Doenças crônicas

Causando danos e alterações, diabetes e hipertensão são fortes agravantes de quadros oftalmológicos.

Doenças inflamatórias

Pessoas que tiveram rubéola, toxoplasmose e outros quadros inflamatórios são mais propensas a terem catarata.

Tabagismo e obesidade

As toxinas presentes no cigarro, assim como os maus hábitos, lesionam o cristalino com o passar do tempo.

Uso de medicamentos

O excessivo consumo de remédios específicos, como corticoides, também agravam o quadro.

Os sintomas da catarata senil

Com a progressão da doença, os olhos vão perdendo a sua transparência e recebendo pouca passagem de luz. Ao longo do tempo, os pacientes costumam sentir sintomas diversos, conforme a gravidade. Entre os sintomas mais comuns estão: 

  • Baixa acuidade visual 
  • Baixo detalhamento de cores e contornos
  • Dificuldade para ver à noite 
  • Enxergar imagens distorcidas 
  • Enxergar halos e brilhos 
  • Falta de nitidez 
  • Fotofobia (sensibilidade à luz) 
  • Manchas e pontos na visão 
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos 
  • Uso excessivo de luz  
  • Visão duplicada 
  • Visão embaçada 

Catarata senil: como funciona o tratamento? 

Os sintomas podem indicar o estágio da doença. Mas, somente exames específicos podem confirmar a gravidade e apontar um tratamento eficaz. Após a análise clínica, o paciente deve ser submetido a procedimentos como mapeamento de retina, tomografia ou ultrassom ocular. 

Cirurgia para catarata senil

A cirurgia de catarata é o único tratamento 100% eficaz, recuperando a acuidade visual por completo. A técnica mais eficaz de operação é a facoemulsificação, procedimento que remove o cristalino danificado para o implante de uma lente intraocular.

A cirurgia é simples e segura, não exigindo internação. Além do procedimento, o uso de óculos de lentes anti brilho, lentes de contato e a adoção de hábitos saudáveis contribuem no tratamento.

Terceira idade segura com a NeoOftalmo!

A catarata pode ser confundida com muitas doenças oftalmológicas. Por isso, é importante contar com equipes especializadas para o diagnóstico e tratamentos corretos. A NeoOftalmo é referência em saúde ocular e cirurgia de catarata. Agende um horário ou retire suas dúvidas!