As lentes de contato são a principal alternativa ao uso do óculos de grau. Além de discretas, elas também são mais convenientes em muitos casos, principalmente porque se adaptam a cada necessidade para corrigir problemas de visão. Graças a isso, proporcionam mais liberdade sem renunciar ao cuidado oftalmológico.

Confira neste artigo as principais informações antes de começar a usar lentes de contato!

Tipos de Lentes de Contato

Primeiramente, você deve saber que as lentes de contato não são todas iguais. Na verdade, existem vários tipos que se adequam a casos diferentes. Veja cada um nos tópicos a seguir!

Lentes de contato gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas são feitas de materiais flexíveis e confortáveis, proporcionando uma adaptação fácil e rápida ao olho. Elas são indicadas para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As vantagens incluem sua alta permeabilidade ao oxigênio, o que permite que o olho “respire” melhor. Porém, elas podem secar mais rapidamente, em especial nos ambientes secos ou ao usar computadores por longos períodos.

Lentes de contato rígidas (RGP)

As lentes RGP são feitas de materiais mais rígidos que permitem uma maior permeabilidade ao oxigênio. Por isso, são ideais para condições específicas, como astigmatismo elevado e ceratocone. Além disso, oferecem uma visão mais nítida e precisa, embora exijam um período de adaptação mais longo.

Lentes de contato tóricas

As lentes tóricas são específicas para o astigmatismo, pois se adaptam bem à forma da córnea, proporcionando uma correção visual eficaz. Apesar disso, elas podem ser mais caras em comparação com outros tipos e precisam de um ajuste cuidadoso para garantir que funcionem perfeitamente.

Lentes de contato multifocais

As lentes multifocais são desenvolvidas para corrigir múltiplos problemas de visão, como miopia e presbiopia. Com elas é possível enxergar melhor a distâncias diferentes sem a necessidade de vários óculos diferentes. No entanto, pode haver um período de adaptação, pois o cérebro precisa se ajustar para processar zonas de foco distintas nas lentes.

Como escolher as lentes de contato certas

Consulta com o Oftalmologista

Primeiramente, você deve priorizar a consulta com um Oftalmologista experiente. Assim, ele poderá solicitar um exame ocular completo para avaliar qual tipo de correção e grau você precisa. Além disso, ele vai ajudar a entender qual lente é mais indicada conforme o seu estilo de vida e conforto.

Prova de lentes

Durante a prova de lentes, você pode testar diferentes tipos e marcas de lentes de contato. Esse processo ajuda a encontrar o melhor ajuste e garantir que as lentes escolhidas sejam confortáveis e eficazes

Cuidados e manutenção das lentes de contato

Usar lentes de contato exige responsabilidade, pois você precisa mantê-las conforme a orientação médica para evitar infecções e outros problemas. Confira algumas dicas!

Higiene adequada

Manter uma higiene adequada evita infecções oculares. Você precisa lavar as mãos antes de manusear as lentes, usar soluções específicas para limpeza e desinfecção, e nunca limpá-las com água da torneira. Siga sempre as instruções do fabricante e do seu oftalmologista!

Armazenamento correto

As lentes devem ser armazenadas em estojos específicos que sejam trocados regularmente para evitar a contaminação. Na hora de guardá-las, é necessário usar a solução indicada e nunca reutilizar sem uma limpeza adequada.

Tempo de uso e substituição

Cada lente terá um tempo de uso específico que deve ser informado pelo oftalmologista e o fabricante. Normalmente, a substituição varia de acordo com o tipo. Enquanto as lentes diárias devem ser descartadas após um dia de uso, existem lentes quinzenais e mensais, por exemplo.

Benefícios das lentes de contato

Conveniência e Estética

As lentes de contato beneficiam diretamente a aparência de quem não se sente bem usando óculos, que é um acessório impossível de não chamar a atenção. Com as lentes você tem uma aparência mais natural e fica livre para praticar esportes e outras atividades físicas.

Campo de visão ampliado

Além da estética, as lentes proporcionam um campo de visão ampliado em comparação com os óculos. Isso ocorre porque elas não possuem armações que limitam a visão periférica. Ainda, reduzem distorções visuais que podem ocorrer com os óculos, principalmente para pessoas com altas graduações.

Agende sua avaliação!

Se você está pensando em começar a usar lentes de contato, já planeje a avaliação completa com um oftalmologista. A NeoOftalmo oferece uma consulta detalhada para determinar a melhor opção de lentes para suas necessidades e estilo de vida. Agende sua consulta e conte com a nossa equipe especializada!