A catarata é uma doença de alta incidência que diminui a visão a deixando opacificada. Essa condição afeta não só a saúde ocular, mas, também a saúde mental e a qualidade de vida do portador. Por isso, os tratamentos preventivos para catarata são tão importantes quanto a busca por diagnóstico. 

A catarata senil, vinculada ao envelhecimento natural das células, está entre os tipos mais comuns. Isso contribui para que as pessoas questionem a eficácia dos métodos de prevenção. Mas, a medicina oferece algumas alternativas e hábitos simples e saudáveis conseguem prevenir o quadro. Entenda! 

O que é catarata e por que prevenir? 

Originada por lesões que acometem o cristalino do olho, a catarata é uma doença que deixa a visão turva e opaca. O quadro age progressivamente, levando ao comprometimento de afazeres básicos devido ao surgimento de uma membrana por cima da visão. 

Além do turvamento, o estágio avançado causa cegueira reversível. A catarata senil oferece mais complicações devido as condições comuns da velhice e suas doenças. Entre elas estão demência e quadros psicológicos. 

Esses são fatores diretamente ligados à falta de atividade corporal e cerebral, já que a má qualidade visual impede o portador de ler, dirigir ou fazer exercícios. Porém, a oftalmologia confirma que a prevenção consegue evitar a cegueira e até mesmo a doença. 

Fatores de risco de desenvolvimento da catarata 

Um tratamento preventivo de catarata é melhor que remediar! Entretanto, é importante que o indivíduo se conheça, identificando histórico ocular e possíveis causas. Existem muitos fatores de risco que levam ao surgimento da catarata. Os mais comuns são: 

Idade 

O fator hereditário é o mais comum, originado pelo envelhecimento ocular natural. Com o tempo, as células oculares oxidam, lesionando o cristalino.

Fatores genéticos 

Assim como histórico familiar, algumas condições genéticas indicam a predisposição do paciente em desenvolver a doença. 

Radiação ultravioleta 

Outra situação é a alta exposição ao sol e luminosidades agressivas, que danificam a visão a longo prazo. 

Tabagismo

Assim como o álcool, as substâncias do cigarro são nocivas para as células oculares, causando lesões ao cristalino. 

Doenças sistêmicas 

Diabetes, hipertensão e retinopatia são algumas doenças que afetam e degeneram os olhos simultaneamente. 

Medicamentos 

O uso prolongado de medicamentos (como corticoides) e colírios impróprios são outros fatores de risco. 

5 tratamentos preventivos para catarata

Fatores hereditários, genéticos ou histórico familiar são imodificáveis. Mas, ainda assim, é possível minimizar os sintomas da catarata. A medicina possibilita alguns métodos preventivos que devem ser associados com uma vida saudável. Confira:  

Antioxidantes e vitaminas
Antioxidantes e vitaminas são facilmente encontrados em alimentos. Mas, é possível suplementá-los para aumentar a prevenção. O tratamento preventivo inclui vitaminas C, B e E e antioxidantes como luteína e zeaxantina

Cuidados rotineiros
O uso de óculos de sol, chapéu, boné e colírios lubrificantes ajuda a prevenir o cristalino contra as lesões. 

Controle de doenças
Não adianta cuidar dos olhos e não tratar doenças sistêmicas paralelas. Um tratamento ineficaz resultará na oxidação, degeneração ou aumento da pressão intraocular.  

Estilo de vida
Álcool, alimentos gordurosos, açúcares: assim como o organismo, os olhos são prejudicados por essas substâncias. Para prevenir a catarata é importante reduzir o consumo de álcool, praticar exercícios e evitar remédios desnecessários. 

Uma dieta saudável também ajuda no fortalecimento geral. É importante que ela seja rica em ácidos graxos, ômega 3 e zinco. É indicado o consumo de espinafre, ovos, cenoura e salmão.

Ida regular ao oftalmologista
A prevenção começa com a ida regular ao médico, responsável por identificar qualquer alteração ocular. Dependendo, colírios específicos podem ser indicados na prevenção. As consultas devem ser anuais. 

Previna sua catarata com a NeoOftalmo!

Não falta opção de tratamento preventivo para catarata! Entretanto, é preciso consultar com uma equipe especializada para descobrir o que o seu quadro pede – principalmente em casos com diagnóstico. Agende uma hora na NeoOftalmo!