Através de uma análise aprofundada, o Mapeamento da Retina, também conhecido como Exame de Fundo de Olho, consegue identificar lesões e doenças agravadas na região retiniana. Além disso, os danos oculares ocasionados por doenças sistêmicas, como hipertensão e diabetes, também são avaliados e apontados com maior precisão através desse exame.
É realizado através do oftalmoscópio, que projeta uma luz no fundo dos olhos. Por meio de uma lente, o profissional consegue avaliar a imagem refletida. Antes do procedimento, a pupila do paciente será dilatada com o uso de um colírio específico. Assim, é possível visualizar e analisar os nervos, tecidos e vasos dos olhos com maior detalhamento. Após o mapeamento, o oftalmologista consegue prescrever um tratamento ou solicitar novos procedimentos.
Indicação
O exame é indicado para pessoas que suspeitam possuir oclusões vasculares, deslocamento de retina, tumores, hemorragias, entre outros problemas localizados na retina.
Orientações
O exame é simples e indolor. Porém, devido ao dilatamento de pupila, o paciente deve estar acompanhado de um responsável capaz.