A catarata é uma doença progressiva muito comum que, quando não tratada corretamente, pode levar a perda total da visão. Porém, é possível reverter o quadro através da Cirurgia de Catarata. Esse procedimento permite que toda a acuidade visual do paciente seja recuperada.
Assim, erros de refração ocular, como o astigmatismo, também podem ser tratados. Com o implante adequado, cerca de 98% da visão pode ser recuperada. Veja detalhes sobre o procedimento e a importância das lentes intraoculares!
O que é a catarata?
De forma simplificada, a catarata é a opacificação do cristalino do olho, uma complicação progressiva que pode levar à cegueira reversível. Ela pode se desenvolver por diversos motivos. O principal deles é o envelhecimento natural dos olhos, comum em pessoas com mais de 55 anos.
Como o cristalino é um dos responsáveis pela formação das imagens, com o tempo, a visão vai perdendo foco, nitidez, ficando nebulosa e opaca. Isso acaba impactando na qualidade de vida do portador e dificultando a realização de atividades do dia a dia.
A Cirurgia de Catarata e as lentes intraoculares (LIO)
Felizmente, a perda da visão causada pela catarata pode ser revertida através da cirurgia. Aliás, a operação é o único tratamento eficaz contra a catarata. O procedimento consiste em remover o cristalino danificado e implantar uma lente intraocular no lugar.
Porém, existem diferentes tipos de lentes disponíveis, desenvolvidas para atender várias características do paciente. Para escolher a opção certa, é muito importante o acompanhamento médico de qualidade. Somente um profissional poderá indicar a lente intraocular que melhor atenderá as necessidades individuais de cada paciente. As lentes podem ser:
- Monofocal não tórica;
- Monofocal tórica;
- Multifocal tórica;
- Multifocal não tórica.
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é um erro de refração ocular bastante comum. Nesse caso, existe dificuldade para enxergar tanto de perto, quanto de longe. A pessoa com astigmatismo possui a estrutura da córnea e do cristalino irregulares, apresentando o formato ocular ovalado. Essa condição altera a forma como os raios de luz chegam até o fundo dos olhos.
Pacientes sem essa condição possuem o formato dos olhos perfeitamente arredondados. Com astigmatismo, a visão fica sem percepção nítida e sem contraste, dando um aspecto borrado para as imagens e gerando dores de cabeça. O problema é evolutivo, por isso pode ser classificado como de baixo, médio ou alto grau.
Lente intraocular para correção de astigmatismo na Cirurgia de Catarata
A lente tórica (tanto a monofocal, quanto a multifocal) é a mais indicada para a correção do astigmatismo. Com ela, é possível não só curar a catarata, como fazer com que, em 98% dos casos, os pacientes deixem de usar óculos de grau.
A lente é indicada para graus médios e altos de astigmatismo. A diferença entre monofocal e multifocal é que a monofocal corrige óculos para perto, mas não para longe. Já a multifocal corrige ambas as distâncias.
A multifocal não tórica é indicada para astigmatismos de baixo grau, também corrigindo dificuldades para ver de perto e de longe. Mas, vale ressaltar que somente um especialista pode definir o tipo certo de lente.
A importância das visitas regulares no oftalmologista
Dados oftalmológicos apontam que 57% dos portadores de catarata possuem algum nível de astigmatismo. Por isso, se você foi diagnosticado com catarata, reverta essa situação e trate também outras complicações oculares!
Consulte periodicamente com um oftalmologista de confiança! Com o acompanhamento de rotina é possível não só descobrir a lente adequada para o seu quadro, como realizar os exames necessários para o monitoramento do grau. Entre em contato com a NeoOftalmo!
Agende uma consulta e recupere a sua qualidade de vida.