Muito comum entre os idosos, a catarata influência na autonomia e qualidade de vida. Além disso, ao longo do tempo, o quadro pode evoluir e acabar cegando o paciente. Por sorte, esse tipo de cegueira pode ser revertida. A melhor forma de evitar a progressão é realizando a Cirurgia de Catarata.

O método é altamente eficaz e, além de tratar a doença, recupera a visão perdida do paciente por completo, podendo inclusive suspender a necessidade dos óculos de grau. Tire todas suas dúvidas sobre o procedimento!

O que é a catarata?

Visão embaçada e opaca são as principais características dessa doença ocular tão comum. A patologia progressiva é uma decorrência do envelhecimento e perda de transparência do cristalino, lente biconvexa natural dos olhos. O cristalino é responsável pela qualidade da visão e por definir o foco das imagens nas mais diferentes distâncias.

O envelhecimento natural dos olhos é a principal causa da catarata. Com o tempo, as fibras do cristalino vão aumentando de espessura e de diâmetro. A próxima etapa é perder a elasticidade da região, e ficar com a vista embaçada.

Quais são os sintomas da catarata?

Além do embaçamento, outros sintomas são bastante caraterísticos da doença. Fique atento ao perceber:

• Dificuldade para dirigir e andar;
  • Dificuldade para ler;
  • Enxergar brilhos e halos;
  • Perda gradual da visão;
  • Sensibilidade à luz;
  • Troca constante dos óculos de grau;
  • Visão dupla;
  • Visão nebulosa.

Os diversos tipos de catarata

Ao contrário do que se pensa, a catarata não é uma doença com diagnóstico único. Existem diferentes tipos da patologia, que pode ser classificada em:

• Senil – A mais comum, fruto do envelhecimento natural, pode ainda ser classificada como Nuclear, Cortical ou Subcapsular;
  • Congênita – Quando o bebê já nasce com a doença;
  • Traumática – A doença se desenvolve a partir de um trauma na região dos olhos;
  • Medicamentosa – A ingestão excessiva e/ou indevida de medicamentos específicos pode acarretar o desenvolvimento da catarata;
  • Secundária – Quando a catarata é uma consequência de outras doenças, como o diabetes, por exemplo.

A Cirurgia de Catarata é único tratamento eficaz

Colírios, remédios e demais tratamentos não são eficazes para evitar a progressão da doença. Somente a cirurgia permite que o portador recupere a sua acuidade visual e evite um quadro de cegueira.

A operação pode ser recomendada logo nas fases iniciais da catarata. A cirurgia é bastante simples, durando cerca de 20 minutos. Consiste em remover o cristalino lesionado e implantar uma lente artificial em seu lugar.

Qual o papel das lentes intraoculares na Cirurgia de Catarata?

Cada paciente possui suas peculiaridades. Por isso, a escolha da lente intraocular é uma etapa essencial, já que é ela que fará a função do cristalino.

A escolha pode, inclusive, corrigir problemas já existentes e até mesmo suspender o uso de óculos de grau. No entanto, essa é uma possibilidade que deve ser debatida junto ao oftalmologista.

É possível escolher a melhor entre as lentes:

• Monofocais;
  • Multifocais;
  • Multitóricas;
  • Tóricas.

Facoemulsificação como técnica para a Cirurgia de Catarata

Existem vários métodos cirúrgicos para a Cirurgia de Catarata. A técnica adotada pela NeoOftalmo é a Facoemulsificação, muito mais moderna e simplista. Através dela, é possível solucionar outros problemas oculares, como miopia, astigmatismo, vista cansada e hipermetropia.

O implante da lente é feito mediante diversos cálculos que analisam o trajeto da luz no globo ocular. A colocação da prótese é feita a partir de uma micro incisão feita a laser. O procedimento é bastante simples e não costuma causar complicações.

Entre em contato com a NeoOftalmo!

Por mais eficiente que a cirurgia seja, em alguns casos podem ocorrer complicações, como a opacificação da cápsula posterior do olho. Hábitos saudáveis e cuidados redobrados e preventivos com os olhos podem evitar que isso ocorra.

Consulte um oftalmologista de confiança para te orientar! Agende uma consulta na NeoOftalmo.