A visão é o sentido que define a nossa percepção de realidade. Por isso, é natural que portadores de catarata sintam a saúde mental impactada quando a acuidade visual diminui. Porém, a cirurgia de catarata devolve a qualidade de vida e a autonomia dos pacientes.

Altamente efetivo, este procedimento é recomendado para todos casos da doença. Afinal, mais de 90% das operações resultam em uma melhora significativa da visão. Mas, nos quadros senis, os benefícios vão além da boa qualidade de vida.

O que é cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata promete recuperar a visão por completo. Quando não tratada devidamente, a doença pode levar a casos de cegueira reversível. Mas, a intervenção cirúrgica ajuda até mesmo nesses casos.

Isso porque o procedimento remove o cristalino danificado, implantando uma lente especial. É esta lente intraocular (LIOS) que devolve a visão para o paciente, desempenhando o papel do antigo cristalino conforme características visuais e refrativas.

Como funciona a cirurgia de catarata?

Antigamente, o procedimento era recomendado apenas para os casos avançados de catarata. Entretanto, com o avanço tecnológico, qualquer portador está apto para realizar a cirurgia. Atualmente, tudo é feito de maneira simples, rápida e indolor

A cirurgia remove o cristalino danificado através da técnica de facoemulsificação, uma pequena incisão que permite aspirar a lesão. Uma anestesia é ministrada no local e o procedimento dura cerca de 20 minutos.

Impactos da catarata na saúde mental

A catarata é definida pela visão opaca em decorrência de lesões que acometem o cristalino do olho. As suas causas, porém, são muitas. Mas, como a patologia age progressivamente nos olhos, afetando o cotidiano, é comum que os pacientes percebam:

Redução da qualidade de vida

A opacificação e turvamento impedem que idosos realizem tarefas básicas, como hobbies e exercícios. A doença ainda causa dores e incômodos.

Falta de autonomia

Com a visão danificada, os portadores dependem de outras pessoas para dirigir, ler bulas e até comer.

Ansiedade e depressão

A dependência e a frustração podem evoluir para depressão. Ainda, a vontade de fazer as coisas também gera ansiedade.

Demência

A catarata diminui a estimulação cerebral do idoso, favorecendo o desenvolvimento de demências.

Síndrome de Charles Bonnet

Mais rara, essa condição gera alucinações visuais devido a vista deteriorada. Além da catarata, glaucoma e degeneração macular podem criar cenários irreais. Os pacientes costumam sofrer em silêncio, agravando a depressão.

Benefícios da cirurgia de catarata na saúde mental

A cirurgia de catarata devolve aos pacientes algo que todos buscam: saúde ocular e mental de qualidade. Mas, também consegue tratar ou amenizar quadros psicológicos preocupantes da terceira idade. Veja:

Aumento da autonomia

A cirurgia permite retomar tarefas domésticas, exercícios físicos e o hábito de dirigir em segurança. O aumento da autonomia é enorme, auxiliando na rotina e reduzindo a dependência de terceiros.

Redução de depressão

Essa autonomia ameniza os níveis de ansiedade e depressão. Prova disso são os dados do British Journal of Ophthalmology que mostram que 30% dos pacientes que passam por cirurgia de catarata relatam redução significativa nos sintomas depressivos.

Menor probabilidade de demência

Ainda, conforme pesquisa do JAMA Internal Medicine, idosos que recuperam a visão tem 30% menos chances de desenvolverem demência. Uma vida de maior qualidade proporciona rotina e atividades cerebrais mais ativos.

Prevenção contra síndrome Bonnet

A cirurgia previne ou ao menos minimiza a síndrome. A recuperação da acuidade evita alucinações visuais, também prevenindo os quadros depressivos. A síndrome pode levar à reclusão, já que portadores suspeitam de seus sintomas tendo medo de serem diagnosticados com esquizofrenia ou demência.

NeoOftalmo: saúde ocular e mental em dia!

Contar com uma equipe especializada, que integre outros cuidados, é fundamental para uma vida de qualidade e digna. Os oftalmologistas NeoOftalmo estão aptos para diagnosticar a catarata e tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia. Agende a sua consulta