AGENDE SUA CONSULTA
Sem Categoria

Abril Marrom: conheça as principais causas de cegueira

Os olhos são órgãos com estruturas e tecidos bastante complexos. Por isso, é comum que uma série de doenças apareçam ao longo da vida, em diferentes regiões oculares e por variados fatores. O risco, porém, está quando as patologias não são tratadas adequadamente. Afinal, uma das principais causas de cegueira em adultos é justamente a evolução de quadros oftalmológicos que poderiam ser tratados precocemente.

Ainda é muito comum que pacientes com problemas oftalmológicos ignorem sintomas ou não procurem tratamento. Infelizmente, dados de 2020 publicados na International Agency for Blindness Prevention (IABV), apontam que o Brasil possui 28,6 milhões de pessoas com perda de visão

De modo geral, a condição está associada ao comprometimento gradativo das estruturas oculares. Existem várias doenças que levam à cegueira, mas elas agem de maneiras diferentes no organismo. Continue lendo e entenda! 

O que é Abril Marrom?

Semelhante ao “Outubro Rosa” e ao “Setembro Amarelo”, o “Abril Marrom” também é uma campanha de prevenção. Durante esse mês, a medicina e instituições de saúde se reúnem para informar e conscientizar sobre doenças oftalmológicas que levam à cegueira. Assim, a iniciativa busca desenvolver ações que promovam a realização de consultas e exames para prevenção e diagnósticos. A cor marrom, escolhida para denominar a campanha, tem uma forte simbologia: representa a cor de íris predominante entre os brasileiros.

Principais causas de cegueira em adultos

Mas, entre tantas enfermidades oculares, quais podem cegar? Lesões, traumas e inflamações, naturalmente, podem deixar o paciente cego. Mas, existem quatro doenças que, ao progredirem sem tratamento, podem levar à perda da visão, seja ela reversível ou irreversível. 

Catarata

Uma das doenças oculares mais comuns, a catarata é uma lesão no cristalino, lente natural do olho. A sua progressão cria uma espécie de película sobre a vista que, quando não tratada, pode cegar. Porém, essa cegueira é reversível e a Cirurgia de Catarata é o tratamento recomendado.  

Degeneração Macular

Comum em pessoas entre 60 e 70 anos, a degeneração macular acomete a região da mácula sendo desencadeada por alterações na retina ou nos vasos sanguíneos. Assim, pode ser classificada como seca ou úmida, contando com vários tipos de tratamento e afetando 30 milhões de pessoas no mundo. 

Glaucoma

O glaucoma é uma condição muito perigosa! A lesão acomete o nervo óptico e, geralmente, é uma consequência da hipertensão ocular. A enfermidade leva a perda gradual e irreversível da visão, até que o paciente não enxergue mais nada. A sua progressão pode ser refreada através do uso de colírios específicos.  

Retinopatia diabética

O diabetes é considerado a principal causa de cegueira evitável: 95% dos casos são completamente evitáveis ou tratáveis. Assim, a retinopatia diabética é uma condição recorrente do diabetes que afeta a retina e que, quando não tratada devidamente, pode levar à cegueira.

Cuidados para prevenir a cegueira

A prevenção da cegueira passará, primeiramente, pela análise clínica. Dependendo do diagnóstico e das condições da visão do paciente, o médico irá recomendar o tratamento adequado. Mas, como o propósito é a prevenção, existem três cuidados básicos que ajudam na proteção dos olhos:

  • Alimentação balanceada: tudo que comemos reflete no nosso organismo! Com os olhos, não é diferente. Uma alimentação repleta de alimentos alaranjados, ricos em betacaroteno, e com baixa ingestão de açúcares, gorduras e processados, previne os olhos contra a maioria das doenças.
  • Óculos com filtro ultravioleta: os olhos são regiões sensíveis! Por isso, independente do diagnóstico ou da acuidade visual do paciente, é essencial mantê-los protegidos contra os raios solares que podem queimar ou lesionar a vista.
  • Cuidado com os colírios: pacientes costumam se automedicar e usar colírios sem prescrição médica. Existem muitas fórmulas nas farmácias e apenas o médico pode orientar qual é o medicamento adequado para seus sintomas.

Entre em contato com a NeoOftalmo!

Dica extra: não abra mão do acompanhamento oftalmológico anual. Apenas as consultas periódicas podem prevenir doenças através do diagnóstico precoce. Está com sintomas ou precisando de um check-up? Agende uma consulta na NeoOftalmo

NeoOftalmo Clínica Oftalmológica

Posts recentes

Celulite ocular infantil: o que é, causas e tratamentos

A celulite ocular infantil é uma condição considerada rara e ainda pouco conhecida pela população.…

10 de maio de 2024

O papel da genética nas doenças oculares e sua influência nos cuidados preventivos

Estima-se que, no Brasil, cerca de 10% das pessoas nunca foram a uma consulta com…

29 de abril de 2024

O que esperar de uma consulta com um oftalmologista

Durante a formação médica, as principais condições oculares são abordadas para que o profissional generalista…

11 de abril de 2024

A Síndrome de Down e as suas alterações oftalmológicas

A Síndrome de Down é uma condição que afeta diretamente o desenvolvimento físico e cognitivo…

29 de março de 2024

A relação entre estresse e saúde ocular: estratégias para reduzir a fadiga visual

Excesso de trabalho, problemas pessoais e preocupações rotineiras: o estresse é uma condição que afeta…

12 de março de 2024

Celulite ocular: tudo que você precisa saber sobre a doença oftalmológica

Quando se fala em celulite, a primeira imagem que vem à cabeça são os “furinhos”…

28 de fevereiro de 2024
AGENDE SUA CONSULTA

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade