O corpo da mulher é delicado e sujeito a muitas alterações hormonais, específicas do organismo feminino. Assim como outras regiões, os olhos estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de complicações e enfermidades. Isso justifica o porque mulheres possuem mais chances de desenvolverem doenças oftalmológicas do que os homens. Nesse cenário, é importante entender como funciona a saúde ocular das mulheres.

A parcela feminina representa 2/3 das pessoas com cegueira no mundo, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). É por isso que neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta sobre os riscos da perda total ou parcial da visão no público feminino. Entenda os fatores de risco e os métodos preventivos!

Como funciona a saúde ocular das mulheres?

Aspectos como tabagismo, obesidade, exposição à radiação ultravioleta, deficiência de vitaminas e distúrbios metabólicos são fatores de risco para qualquer pessoa. Entretanto, as mulheres possuem condições agravantes.

Afinal, naturalmente, as pacientes que já possuem diagnóstico refrativo, como miopia e astigmatismo, já possuem grandes chances de desenvolverem outras doenças. Entretanto, outros fatores contribuem para o surgimento de quadros oftalmológicos. O fator socioeconômico é um desses exemplos.

O acesso, muitas vezes restrito das mulheres ao financeiro, faz com que não recebam o tratamento oftalmológico adequado, resultando em maiores consequências. Mas, são esses três motivos que realmente impactam nos números, confira:

Expectativa de vida alta

Um dos fatores que justificam a maior incidência de doenças oculares entre as mulheres é a expectativa de vida. De forma geral, a mulher vive mais que o homem. Por isso, acaba enfrentando mais doenças vinculadas à senilidade

Uma doença senil comum é a catarata, patologia caracterizada por uma lesão no cristalino dos olhos. Existem muitos tipos dessa doença, mas, a mais comum é catarata senil, derivada do próprio envelhecimento. Outro exemplo de doença senil é a degeneração macular, enfermidade que acomete o centro da retina.

Alterações hormonais

A mulher passa por muitas etapas de alterações hormonais: menstruação e uso de anticoncepcional, período fértil, gravidez, menopausa e terapias de reposição hormonal. Essas oscilações podem afetar também a visão. A Síndrome do Olho Seco é uma consequência bastante comum dessas mudanças, com alta prevalência entre mulheres.

Além disso, durante a gravidez, muitas mulheres podem desenvolver eclâmpsia e diabetes gestacional. Essas patologias agem diretamente na visão, podendo culminar em visão embaçada, perda de vista temporária e sensibilidade à luz (fotofobia).

Entretanto, essas condições também podem levar ao glaucoma. Alguns desses sintomas citados podem ser consequência do aumento da pressão intraocular, principal indício desta enfermidade progressiva que afeta o nervo óptico. As lesões causadas não podem ser recuperadas e, sem tratamento, o glaucoma leva à cegueira irreversível.

Uso de medicamentos

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que historicamente a mulher costuma ir com maior frequência ao médico. Portanto, tende a utilizar remédios em maiores quantidades que, infelizmente, podem oferecer efeitos colaterais para a visão quando usados a longo prazo.

Medidas preventivas para garantir a saúde ocular das mulheres

Apesar dos riscos para a saúde, uma mulher que se cuida consegue evitar complicações e até mesmo refrear doenças. As dicas abaixo são essenciais para uma vista e vida com maior qualidade. Siga as orientações médicas:

• Adotar óculos de proteção em casos de risco;
  • Controlar o tempo e uso de telas;
  • Manter uma dieta saudável;
  • Não fumar;
  • Praticar exercícios;
  • Usar óculos de sol;
  • Usar óculos de grau quando necessário.

Aproveite março para se cuidar!

Os problemas de visão só podem ser confirmados por um médico de confiança. Ele é quem poderá diagnosticar qualquer pequena alteração que, no futuro, traga possíveis complicações. Aproveite esse importante mês e agende o seu horário na NeoOftalmo!