A catarata é uma condição relacionada ao envelhecimento que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Conforme ela se desenvolve, também interfere na capacidade de realizar atividades cotidianas, como ler ou dirigir. Identificar quando é o momento certo para considerar a cirurgia de catarata é a única forma de recuperar a visão, como veremos neste artigo!
O que é catarata?
Definimos a catarata como a opacidade do cristalino – lente natural do olho, que normalmente é clara. De acordo com o envelhecimento natural, essa lente pode se tornar turva, resultando em uma visão embaçada ou distorcida.
Com isso, ocorre gradualmente a formação da catarata. Contudo, os sintomas pioram com o tempo, por isso o paciente muitas vezes precisa parar de dirigir e não consegue mais andar sozinho na rua, por exemplo.
Causas e fatores de risco
Atualmente, já se sabe que diversos fatores contribuem para o desenvolvimento da catarata. Dentre eles, o envelhecimento é o mais comum, pois ao longo dos anos as proteínas do cristalino podem se modificar e resultar em opacidade.
Além disso, condições como diabetes, uso contínuo de corticosteroides e exposição excessiva à luz solar sem proteção também são causas comuns. Outros fatores de risco incluem histórico familiar de catarata, tabagismo e demais condições oculares.
Sinais de que a cirurgia de catarata pode ser necessária
Inicialmente, os sinais de que a catarata está progredindo podem ser sutis, mas se tornam mais evidentes com o tempo. Os principais sintomas incluem:
- Visão embaçada: uma sensação geral de que tudo está desfocado, independentemente do uso de óculos.
- Dificuldade para enxergar à noite: visão noturna prejudicada, com aumento do brilho das luzes e halos ao redor delas.
- Sensibilidade à luz: aumento do incômodo em ambientes iluminados ou ao sair ao sol.
- Mudanças frequentes na prescrição dos óculos: necessidade de trocar frequentemente os óculos devido a mudanças na acuidade visual.
Esses sintomas afetam a qualidade de vida do paciente, dificultando atividades diárias. Com isso, ele perde a autonomia no seu dia a dia e passa até mesmo a apresentar sintomas de depressão.
Quando é o momento certo para a cirurgia?
Embora o problema afete os pacientes de diferentes formas e graus, a cirurgia de catarata é o único tratamento existente. Portanto, assim que se recebe o diagnóstico da doença, já se deve considerar o procedimento.
Um dos passos mais importantes é manter as consultas oftalmológicas regulares para avaliar a progressão da catarata. Assim, o médico realizará exames para verificar o impacto da doença na visão do paciente.
A decisão de realizar a cirurgia será baseada no grau de desconforto visual, na gravidade da catarata e como isso interfere na rotina. Quanto mais avançados os sintomas estiverem, mais urgente será a cirurgia de catarata.
Benefícios da cirurgia de catarata
Certamente, o principal benefício da cirurgia de catarata é a recuperação quase imediata da visão. Após o procedimento, os pacientes logo retomam as atividades que antes eram difíceis ou impossíveis devido à opacidade do cristalino.
Além disso, a cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos mais seguros e eficazes na medicina moderna. Graças à alta tecnologia com laser, os riscos são minimizados e a maioria dos pacientes se recupera em poucos dias. Outro fator é que muitas pessoas conseguem eliminar ou reduzir a dependência de óculos e lentes.
Se você está enfrentando dificuldades visuais que afetam o seu dia a dia, busque uma avaliação oftalmológica. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico garantem o cuidado com a sua saúde ocular e o tratamento correto da catarata e de qualquer outra condição!