Você sabe a importância da cirurgia de catarata na vida dos idosos?
Sendo uma das doenças oculares mais comuns do mundo, a catarata é também a maior responsável pelos casos de cegueira. Essa patologia é caracterizada pela visão embaçada e opaca, que ocorre devido a perda de transparência do cristalino, lente natural dos olhos.
Pessoas das mais variadas idades podem desenvolver a catarata, sendo a cirurgia a principal alternativa de reversão do quadro. Mas, é o público idoso quem mais sofre com o problema.
Para a catarata senil, a cirurgia serve não apenas para recuperar a acuidade visual, mas também para aumentar a qualidade de vida. Com o tratamento, idosos podem viver de forma mais segura, evitando acidentes domésticos e até mesmo de trânsito.
Como a catarata prejudica a visão?
A visão de uma pessoa com catarata é diretamente prejudicada pela opacidade da córnea. Com a presença desse dano, a luz ambiente não consegue ultrapassar o cristalino do olho e chegar até a retina.
Além da perda da acuidade visual, o campo de visão do idoso também é comprometido. A opacidade se forma por conta do processo natural de envelhecimento, no qual o cristalino acaba acumulando detritos, como células mortas, gorduras e excessos de medicamentos ingeridos ao longo da vida.
São características da catarata senil:
- Dificuldade para ler, andar e dirigir;
- Enxergar brilhos e halos;
- Sensibilidade à luz e fotofobia;
- Visão dupla;
- Visão nebulosa.
A cirurgia de catarata é a única forma eficaz de tratamento?
Sim. A cirurgia de catarata consiste em implantar uma lente artificial, realizando a função do cristalino comprometido. Nenhum outro tratamento é tão eficaz.
Benefícios da cirurgia de catarata para os idosos
A catarata senil geralmente acomete pessoas acima dos 65 anos, público que também convive com outras doenças e fatores de risco. Recuperar a visão oferece vários benefícios. Confira:
Aumenta a qualidade de vida
Com a visão renovada, idosos adquirem uma melhor percepção do ambiente, tornando as tarefas rotineiras mais fáceis. Assim, atividades básicas como exercícios, faxina e dirigir podem ser realizadas sem medo. Estudos apontam uma queda de 60% na taxa de mortalidade entre o público idoso feminino que realizou a cirurgia de catarata.
Independência
Um dos maiores problemas entre os idosos é se sentirem dependentes de terceiros. Isso, inclusive, pode levar à depressão. Com a visão recuperada, os idosos assumem o controle de suas tarefas e obrigações, precisando de menos ajuda.
Velhice sem óculos
A cirurgia recupera a visão, é eficaz e, ao mesmo tempo, soluciona outros problemas oculares. Por isso, dependendo da lente intraocular escolhida, o uso de óculos de grau não é mais necessário após o procedimento.
Menor tempo de recuperação
Após a cirurgia, a vida normaliza em aproximadamente 15 dias. A recuperação é rápida e o paciente retornar para casa no mesmo dia, podendo realizar atividades leves (ver televisão, ler, usar celular).
A recuperação após a cirurgia de catarata
O procedimento é rápido (aproximadamente 20 minutos). Além disso, é moderno, indolor e realizado através de uma técnica chamada de Facoemulsificação, na qual a parte opaca do cristalino doente é aspirada e removida. O paciente deve evitar:
- Coçar os olhos;
- Banho de piscina e mar;
- Ficar em ambientes empoeirados.
O tipo de lente intraocular inserida faz diferença
Existem diversos tipos de lentes intraoculares (LIO’s) e é muito importante que a lente adequada ao paciente seja implantada. Como ela fará a função da lente natural olhos, precisa ser adaptada à curvatura da córnea e estar de acordo com as necessidades do paciente.
Ou seja, se ele tiver outras doenças como astigmatismo, miopia, visão cansada, isso deve ser levado em consideração durante o tratamento.
Procure por ajuda!
Converse com seu oftalmologista! Ao perceber indícios de catarata, marque uma consulta com a equipe Neo Oftalmo.