Você sabe para que serve o exame de Tomografia de Coerência Óptica?

A visão é uma verdadeira máquina fotográfica para o ser humano. Mas os detalhes das imagens capturadas são mérito da retina – uma das principais partes dos olhos. Por isso, sinônimo da uma boa visão com certeza é uma retina saudável.

Infelizmente, existem muitas patologias que afetam essa região e prejudicam a vista, podendo, em casos mais graves, até mesmo cegar o paciente. Os exames oftalmológicos existem para prevenir a progressão dessas doenças. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT), por sua vez, é um dos principais procedimentos com essa finalidade.

O que é a Tomografia de Coerência Óptica?

Voltado para análise da retina, o OCT é um procedimento de alta tecnologia que oferece diagnóstico preciso sobre as patologias retinianas. Com o exame é possível averiguar o estado das camadas e estruturas da retina, utilizando luz de baixa frequência e imagens 3D.

O que é a retina e como ela funciona?

Mas, afinal, qual é a importância da retina para os olhos e como ela funciona? A verdade é que essa membrana é a responsável por enxergarmos o mundo como ele realmente é. A retina é fundamental para a qualidade e detalhamento da visão.

Quando a luz externa chega até os olhos, ela é enviada para um tecido nervoso que fica no fundo dos olhos. Para que isso aconteça, ela deve passar pela pupila e pelo cristalino, chegando até a retina. Com seus fotorreceptores e suas 10 camadas celulares, a retina reverte a luz em sinal elétrico, que é enviado rapidamente ao cérebro.

Então, ele corrige a imagem recebida para o tamanho real. Porém, cabe aos fotorreceptores da retina processarem as cores e formatos captados.

Quando a Tomografia de Coerência Óptica é indicada?

O exame é indicado para diagnosticar doenças e acompanhar a progressão de diferentes patologias que afetam a retina e prejudicam a visão. Veja as principais delas:

• Retinopatia diabética

Quando existe alto índice de glicose no sangue, a estrutura dos vasos sanguíneos da retina podem sofrer alterações. Com o tempo, eles podem se romper a afetar a acuidade visual.

• Edema

Oriundo de diferentes causas, o edema é caracterizado pelo acúmulo de líquido (soro) na retina. A vista pode sofrer com diferentes alterações, dependendo do caso particular de cada paciente.

• Buraco macular

Essa doença se caracteriza quando uma espécie de buraco é desenvolvida na mácula, região central da retina que permite processar imagens e definir detalhes. A visão pode ficar borrada e com manchas.

• Degeneração macular

Doença que pode causar cegueira irreversível, degenera e afeta diretamente a visão central. Pode ser ocasionada pelo envelhecimento, infecções e pelo nível elevado de citosinas angiogênicas.

• Tração de vítreo

Essa síndrome é caracterizada pelo deslocamento do vítreo, podendo ocorrer devido a processos inflamatórios e traumas oculares.

• Glaucoma

Essa é uma doença progressiva que afeta o nervo óptico do paciente geralmente devido a aumento da pressão intraocular. Pode levar à cegueira irreversível.

Tomografia de Coerência Óptica e Glaucoma

O OCT é importante para todas as doenças citadas acima. Mas, no caso do Glaucoma, ele é ainda mais indicado e fundamental, já que o tratamento da patologia é bem delicado. A tomografia realiza um estudo muito detalhado de todas as camadas ópticas dos olhos.

Como o exame é realizado?

Para que a análise da retina seja feita, o paciente deve permanecer imóvel olhando para um feixe de luz que vai de encontro ao globo ocular. Antes do início do procedimento, será solicitado que o usuário de lentes de contato remova o acessório. O procedimento é muito simples e dura aproximadamente 15 minutos, não necessitando de acompanhante.

Entre em contato com a NeoOftalmo!

Investigue seus sintomas e acompanhe de perto a sua doença ocular. Entre em contato com a NeoOftalmo e agende sua consulta!