A miopia está entre as principais doenças ocasionadas por erros de refração ocular. Essa patologia é caracterizada pela dificuldade do portador em enxergar “de longe” e, juntamente com o astigmatismo e a hipermetropia, afeta mais de 2 milhões de brasileiros por ano. Apesar de ser bastante comum, essa é uma doença refrativa que causa graves efeitos no globo ocular e na visão.
Diferentes problemas podem levar ao aparecimento da miopia, apesar de alguns deles não serem comprovados clinicamente. A doença é geralmente caracterizada pelo globo ocular mais alongado, o que pode ocorrer por uma deformidade, acidente ou até mesmo por questões genéticas. Continue lendo para saber mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamentos da miopia.
Como identificar a miopia?
Ao se desenvolver, a doença costuma dar alguns sinais. Para evitar que o quadro se agrave é importante saber como identificá-los a tempo. Além da visão embaçada ao perceber imagens “de longe”, complicações ao assistir filmes, ao dirigir e dificuldade em identificar objetos afastados, são também formas de identificar esse problema.
Um teste visual contribui na identificação do distúrbio: se ao fechar um dos olhos a capacidade de enxergar melhora consideravelmente, procure um médico o quanto antes.
Quais são os principais sintomas da doença?
Fora os problemas que impactam diretamente na rotina de um míope, outros sintomas físicos também são bem perceptíveis. Esses problemas costumam se agravar conforme a miopia não é corrigida. Veja quais são os principais:
- Dores de cabeça;
- Olhos lacrimejantes;
- Tensão ocular;
- Visão embaçada.
Qual a diferença entre a miopia e o astigmatismo?
Muitas pessoas confundem miopia com astigmatismo ou acreditam que são a mesma coisa. Sim, se tratam de duas doenças de refração ocular, porém, são ocasionadas por características oculares diferentes. No caso da miopia, o alongamento do globo ocular acaba formando a imagem antes do que deveria.
Já nos portadores de astigmatismo, é a córnea que possui uma curvatura irregular e oval. Essas características fazem com que a luz que chega aos olhos seja desviada, formando as imagens em diferentes regiões do globo ocular.
Como saber o grau de miopia?
Tratar a doença é o desejo de muitas pessoas que são diagnosticadas com a patologia. Mas, para que um tratamento adequado seja prescrito pelo médico é necessário que o grau da miopia seja identificado.
A doença possui diferentes estágios. Para obter o diagnóstico é preciso realizar um exame de refração. Esse é um procedimento bastante comum, simples e rápido.
Quais são os tratamentos para a miopia?
O tratamento para miopia costuma ser bem diverso e varia de paciente para paciente, tudo vai depender do grau diagnosticado pelo médico. Em alguns casos, o uso de óculos e/ou lentes de contato são eficientes. Mas, em quadros mais avançados, a cirurgia refrativa acaba se tornando uma alternativa.
Como é a cirurgia de refração a laser?
Miopia, astigmatismo e hipermetropia são distúrbios que podem ser corrigidos com cirurgia refrativa a laser. Porém, cada uma das patologias possui intervenções diversas. Mas, basicamente, o olho será anestesiado com um colírio específico, e deve permanecer aberto durante o procedimento.
Depois, o médico irá realizar um micro corte na membrana que envolve a córnea. Finalizando, um feixe de laser será utilizado para corrigir a imperfeição refrativa que, no caso da miopia, geralmente é identificada no globo alongado.
Obtenha um diagnóstico seguro!
As informações desse artigo condizem com os seus sintomas? Procure um oftalmologista o quanto antes! Além da cirurgia refrativa e dos possíveis tratamentos clínicos, pessoas diagnosticadas com doenças refrativas devem ter acompanhamento periódico com um oftalmologista.
Quer averiguar o seu quadro ou marcar um retorno? Entre em contato com a clínica Neo Oftalmo e agende a sua visita!