O glaucoma é uma doença oftalmológica caracterizada pela degeneração do nervo óptico, responsável por transmitir os sinais visuais ao cérebro, ou seja, é a estrutura que permite “decifrar” a imagem que chega aos olhos. Esse quadro, quando não diagnosticado e tratado adequadamente, pode causar cegueira irreversível, de forma que todas as pessoas acima dos 40 anos devem realizar frequentemente exames oftalmológicos para identificar se têm glaucoma. Um desses exames é o chamado Curva Tensional Diária.

Por ser uma doença que permanece assintomática por muitos anos, o rastreio do glaucoma é importante para obter o diagnóstico e tratar antes que ocorra a lesão do nervo, que é irreversível. Assim, dado que o aumento da pressão intraocular é o principal mecanismo que leva à degeneração do nervo óptico, a investigação diagnóstica de glaucoma inclui a realização de exames que permitem mensurar os níveis dessa pressão.

O que é pressão intraocular?

A pressão intraocular pode ser explicada como a tensão do olho, ou seja, a pressão exercida pelos elementos que compõem o globo ocular. Como o globo ocular é uma estrutura que não consegue expandir e aumentar de tamanho, caso haja maior produção de humor aquoso (uma substância líquida produzida pelo olho) ou uma deficiência em sua drenagem, esse aumento de volume promove também um aumento na pressão intraocular, cujo valor comum é entre 10 e 21 mmHg.

Curva Tensional Diária: diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma

A Curva Tensional Diária – ou Curva Diária de Pressão – é um exame realizado pelo oftalmologista visando medir a pressão intraocular diversas vezes ao longo de um mesmo dia. Sabendo que a pressão do olho varia naturalmente durante o dia, esse exame permite avaliar se os valores mais altos de pressão são normais para o paciente ou se estão relacionados a alguma doença, principalmente ao glaucoma.

Como o exame funciona?

O exame é feito com um equipamento oftalmológico chamado tonômetro, que faz a medição da pressão intraocular ao encostar no globo ocular. Embora não seja um procedimento doloroso, alguns minutos antes de realizar o exame é aplicado um colírio anestésico para conferir mais conforto ao paciente. Essas medidas devem ser feitas a cada 2 horas do dia para então obter a Curva Tensional Diária.

Como se preparar?

A preparação para realizar o exame de Curva Tensional Diária inclui:

• Não suspender nenhum medicamento de uso diário;
  • Chegar à clínica oftalmológica logo cedo, onde permanecerá o dia todo;
  • Não utilizar lentes de contato no momento do exame;
  • Não é necessário levar acompanhante, pois não se faz dilatação pupilar;
  • Levar óculos de grau, caso use.

Quando não tratado devidamente, o Glaucoma pode cegar!

Dado que o mecanismo de lesão do glaucoma envolve danos diretos ao nervo óptico, a falta de tratamento e a progressão da doença levam a uma cegueira irreversível. Isso ocorre por o nervo ser uma estrutura composta por células que não se regeneram quando sofrem alguma lesão, então uma vez que o nervo é danificado não há formas de recuperar a função. Por esse motivo é tão importante fazer o rastreio com a Curva Tensional Diária para identificar riscos de glaucoma e tratar o quadro desde o início, caso a pressão intraocular esteja aumentada.

Procure um oftalmologista de confiança

A NeoOftalmo é uma clínica oftalmológica especializada em Uberlândia, com profissionais altamente capacitados para conduzir a investigação diagnóstica para glaucoma, catarata e outras diversas doenças. Além disso, a NeoOftalmo possui ampla e moderna estrutura para realizar procedimentos cirúrgicos diversos.