AGENDE SUA CONSULTA
Saúde

O diabetes pode prejudicar a visão?

Doenças cardíacas, má circulação, problemas nos pés, lesões renais: essas são apenas algumas das complicações causadas pelo diabetes, principalmente quando não tratado. Mas, você sabia que o avanço da doença também pode comprometer a saúde dos nossos olhos? Pois é, o diabetes pode prejudicar a visão!

Infelizmente, muitas doenças oftalmológicas estão atreladas a essa patologia tão comum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), 40% dos diabéticos sofrem com algum tipo de alteração oftalmológica.

Isso acontece porque a hiperglicemia afeta os órgãos, tecidos, nervos e vasos sanguíneos como um todo. Com o tempo, a visão vai sendo comprometida. Saiba como se prevenir!

O que é o diabetes?

O diabetes é uma doença caracterizada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que propicia o aproveitamento da glicose em nosso corpo, gerando energia e controlando a concentração de glicose no sangue.

  • Diabetes Tipo 1: quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Geralmente, o quadro é detectado ainda na infância, devendo ser controlado com aplicação de insulina diariamente.
  • Diabetes Tipo 2: as células do paciente são resistentes a ação da insulina, dificultando sua absorção.  Ao contrário do Tipo 1, se desenvolve ao longo da vida, conforme os hábitos de vida e condição física do portador.

A doença também é comum durante a gravidez devido ao aumento de peso. Ainda, a enfermidade pode atingir pessoas dependentes de certos medicamentos, ou com diagnóstico de pancreatite alcóolica.

Como o diabetes pode prejudicar a visão?

Algumas doenças oculares surgem a partir do diabetes. Em outros casos, porém, quadros já existentes se agravam devido a hiperglicemia. Os problemas vão desde hemorragias e dores, até o comprometimento da visão. Veja as principais complicações oculares oriundas do diabetes:

  • Retinopatia diabética: a hiperglicemia promove uma série de alterações metabólicas na retina, que levam ao enfraquecimento das paredes dos vasos, dando origem a minúsculas dilatações, que podem sofrer rupturas e deixar escapar sangue. O extravasamento de lipídeos do sangue se deposita na retina e a circulação sanguínea local diminui.
  • Edema Macular: com os vasos sanguíneos expostos ao excesso de açúcar, os vasos dos olhos acumulam fluído e incham, borrando a visão.
  • Glaucoma: a grave doença é caracterizada pela lesão do nervo óptico devido o aumento da pressão intraocular. O diabetes é visto como um fator de risco para o agravamento das lesões.
  • Catarata: de forma progressiva, o cristalino vai perdendo sua transparência e fincando turvo. O excesso de glicose no sangue torna a visão ainda mais opaca. Geralmente, o portador de catarata também tem diabetes de Tipo 1.

Como detectar o diabetes?

Muitas pessoas podem sofrer com a doença sem saber. Ainda, os sintomas podem ser considerados banais ou comuns no dia a dia. Mas, as alterações oculares apontadas acima são claros indícios de que algo não está normal. Por isso, fique atento ao perceber:

  • Alterações visuais;
  • Aumento do apetite;
  • Distúrbios cardíacos;
  • Distúrbios renais;
  • Excesso de sede;
  • Feridas nos membros inferiores;
  • Feridas que custam a cicatrizar;
  • Impotência sexual;
  • Infecções fúngicas;
  • Terminações nervosas comprometidas;
  • Vontade constante de urinar.

Atente-se: o diabetes pode levar à cegueira!

O diabetes é uma doença progressiva que necessita de controle. Já sabemos que o diabetes pode prejudicar a visão, levando ao desenvolvimento de diversas complicações oculares. Mas, além disso, quando não tratado corretamente, o diabetes pode levar a cegueira. Ainda, em alguns casos, como quando o diabético também tem diagnóstico de glaucoma, o quadro de cegueira se torna irreversível. E engana-se quem pensa que a cegueira afeta apenas pessoas idosas. Os diabéticos jovens também podem ficar cegos!

Cuide dos seus olhos!

O diabetes e as doenças oftalmológicas adjacentes devem ser tratados desde o início, garantindo ao paciente uma vida normal. Por isso, mantenha os exames sempre em dia! Agende uma consulta de rotina na NeoOftalmo!

NeoOftalmo Clínica Oftalmológica

Posts recentes

Visão turva ou linhas onduladas? Entenda o que é a DMRI e como o tratamento com Eylia pode ajudar

Você já percebeu linhas que parecem onduladas ao olhar para um objeto ou letras embaralhadas…

20 de novembro de 2025

Catarata e exposição solar: saiba os riscos acumulados ao longo dos anos

A catarata é uma das principais causas de perda de visão em todo o mundo,…

5 de novembro de 2025

Pacientes com hipertensão ou diabetes: cuidados essenciais antes da cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento com alto índice de sucesso, mas exige um…

20 de outubro de 2025

Catarata secundária: por que ela aparece mesmo após a cirurgia?

Atualmente, a cirurgia de catarata é um dos procedimentos oftalmológicos mais seguros e eficazes. Mesmo…

6 de outubro de 2025

Retinografia: entenda o exame que avalia a saúde da retina

A retinografia é um exame de imagem fundamental para diagnosticar e monitorar doenças oculares que…

23 de setembro de 2025

Lentes intraoculares personalizadas: como funcionam e para quem são indicadas

As lentes intraoculares personalizadas são a evolução mais recente no tratamento de problemas de visão…

8 de setembro de 2025
AGENDE SUA CONSULTA

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade