A visão de qualquer pessoa é desenvolvida ao longo dos primeiros anos de vida. A qualidade do que o bebê enxerga, portanto, está relacionado aos estímulos que chegam até os olhos e, depois, ao cérebro. Por isso, esse período é determinante para a saúde ocular da criança. Mas, infelizmente, algumas anomalias ou alterações oftalmológicas podem afetar esses estímulos, dando origem a patologias como a ambliopia.
Você não conhece essa complicação? Então, continue lendo e saiba como manter intacta a saúde do seu pequeno!
A ambliopia exige atenção, pois é considerada a principal causa de perda da visão na infância. A enfermidade diminui a capacidade de enxergar da criança em um ou ambos os olhos, gerando imagens borradas e desfocadas
O problema é decorrente de uma alteração nas vias que transmitem sinais entre os olhos e o cérebro. Como explicado, nos primeiros anos de vida a visão da criança se desenvolve através desses estímulos. Mas, diferentes fatores podem fazer com que isso não aconteça de uma forma natural e eficiente.
Desse modo, a capacidade visual da criança não se desenvolve por completo. Muitas vezes, a vista de um dos olhos é afetada, o que pode acabar sobrecarregando o outro olho com o passar do tempo.
A falta de estímulos entre os olhos e o cérebro do bebê são decorrentes de três principais complicações oculares. Saiba mais sobre cada uma delas:
Apesar de preocupante, o lado positivo é que a doença pode ser tratada e revertida. É evidente que tudo depende do fator desencadeante e do quadro específico de cada criança. Mas, de forma geral, os sintomas da ambliopia são amenizados através de três principais soluções:
Os óculos de grau são indicados para corrigir o erro de refração da criança em casos de ametropias. E, por mais que soe estranho, os tampões são um método de tratamento muito indicado devido a sua simplicidade e eficiência.
Tampar um dos olhos ajuda a estimular o outro, comprometido com a ambliopia. Nesse caso, quanto mais jovem for a criança, melhor serão os resultados. Todos métodos podem ser conciliados com brincadeiras e atividades que estimulem a visão.
É evidente que, seja qual for o método de tratamento, o diagnóstico precoce da ambliopia é de suma importância. Mas como diagnosticar precocemente? Fazendo o acompanhamento da criança junto ao oftalmologista desde o nascimento. Testes de nascença, como o teste do olhinho, devem estar sempre em dia.
Fora isso, os exames de rotina também são recomendados para os pequenos. Infelizmente, esse é um erro muito cometido pelos pais: achar que bebês não precisam desse tipo de acompanhamento. Então, para não comprometer a saúde do seu filho, agende uma consulta na NeoOftalmo!
As lentes de contato são a principal alternativa ao uso do óculos de grau. Além…
A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico essencial, pois ajuda milhões de pessoas a…
O exame de biometria óptica é um dos passos mais importantes antes de cirurgias oculares.…
Com sol, flores e boas temperaturas, a primavera é a estação do ano preferida de…
A catarata é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo…
O exame de angiofluoresceinografia não é tão conhecido da população em geral devido à dificuldade…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade