Visão opaca e embaçada: assim é caracterizada a catarata, principal causadora de cegueira reversível do mundo. Devido à alta tecnologia médica, e o constante avanço tecnológico, a cirurgia de catarata é uma alternativa que permite a recuperação dos danos ocasionados pela doença, assim como uma completa recuperação da acuidade visual do paciente.

A doença pode se desenvolver por diversos fatores, e consiste na opacidade do cristalino do olho. O procedimento cirúrgico remove o cristalino opaco e implanta uma lente artificial intraocular (LIO’s) em seu lugar.

Dessa forma, é possível recuperar a qualidade visual através de um procedimento simples, moderno e rápido. Se informe sobre as vantagens de se submeter a essa cirurgia.

É possível corrigir o grau dos óculos com a cirurgia de catarata?

Sim. Ao remover as lesões presentes no cristalino ocular, a cirurgia também consegue tratar de casos de miopia, astigmatismo e vista cansada. A lente intraocular permite corrigir o grau dos óculos, ao mesmo tempo em que devolve a acuidade visual do paciente, perdida por conta da doença.

Mas, como existem diversos tipos e graus de erros refrativos, existem também diferentes modelos de lentes artificiais. A melhor lente deve ser escolhida junto a um médico de confiança, afinal, esse é ponto principal da cirurgia.

Como funciona a cirurgia de catarata?

O procedimento é realizado através do método de facoemulsificação, no qual uma caneta ultrassônica é introduzida no olho do paciente, utilizando-se de uma pequena incisão, de aproximadamente 2.5 mm.

O efeito ultrassônico permite fragmentar e remover os sinais da catarata, ou seja, o cristalino opaco e doente.  Depois, a lente artificial adequada para o caso será implantada. A cirurgia utiliza de anestesia tópica ou de bloqueio local do olho. Porém, o paciente sempre retorna para casa ainda no mesmo dia.

Os tipos de lentes intraoculares

Atualmente existem diversos tipos de lentes, justamente para conseguir tratar os diferentes erros refrativos. Entre os modelos, existem as opções rígidas e dobráveis. Confira as três principais:

Monofocal

Indicada para casos de miopia e hipermetropia, essa lente permite tratar somente um foco de visão, ou seja, melhora a visão “de longe”.

Multifocal

São lentes que corrigem dois ou mais focos de visão. Por isso, é indicada para o paciente que necessita corrigir mais de um erro de refração ocular.

Tórica

Indicada para correção de astigmatismo, essa alternativa também melhora a visão “de longe”. Não corrige a visão “de perto”.

Quem deve realizar o procedimento?

A cirurgia é indicada para qualquer paciente que tenha o diagnóstico de catarata. Lembrando que a doença é muito comum na terceira idade, mas, dependendo do tipo de catarata, pode surgir até mesmo em recém nascidos.

A cirurgia de catarata pode oferecer complicações?

Apesar dos riscos serem baixos, ainda assim existem possíveis complicações. Uma das coisas mais comuns de ocorrer, é a opacificação da cápsula posterior do olho, após o procedimento. A cápsula, nada mais é do que o suporte onde a lente intraocular é implantada. Essa opacificação pode acabar tornando a visão opaca, mas ela pode ser corrigida com sessões de YAG Laser.

O pós-operatório exige cuidados!

Para evitar complicações, o paciente deve tomar cuidados bem específicos. Após a cirurgia, é imprescindível evitar esforços físicos. Outros cuidados também são importantes:

• Evite levantar a cabeça rapidamente;
  • Não durma com o lado operado para baixo;
  • Use protetor ocular nos primeiros 15 dias;
  • Higienize a região com sabão neutro;
  • Cuide do olho ao tomar banho;
  • Use o colírio recomendado pelo médico.

Você possui catarata em conjunto com algum erro refrativo? Descubra qual tipo de lente é a mais indicada para o seu caso! Ligue para a Neo Oftalmo e agende uma consulta.