Você sabe o que é a Cirurgia de Pterígio?

Você já teve, ou já notou pessoas com uma espécie de carne avermelhada na superfície dos olhos? Existe um nome clínico para essa complicação ocular: Pterígio. Ele parece inofensivo, mas com o agravo da situação, pode favorecer o desenvolvimento de erros de refração ocular antes não diagnosticados no paciente.

Essa doença é muito comum entre as pessoas de 20 a 40 anos de idade, afetando especialmente o público masculino. Mas, felizmente, é possível tratar a complicação através de métodos fáceis. A cirurgia acaba sendo um dos meios mais viáveis e simples. Saiba mais sobre o Pterígio e como tratar da forma adequada.

O que é Pterígio?

O Pterígio é uma resposta do corpo humano a um processo de irritação ocular. Assim, essa carne do olho é basicamente um espessamento da conjuntiva do olho (membrana mucosa que recobre os olhos). A membrana se cria no ângulo interno, crescendo e se alastrando em direção a córnea, como uma forma de proteção. 

Quais são os principais sintomas?

O desenvolvimento do Pterígio é um processo bastante incomodo para o paciente. Além disso, se não tratado adequadamente, pode levar à várias complicações secundárias. Além da presença física do Pterígio, é importante ficar atendo a outros sintomas:

  • Ardor;
  • Embaçamento;
  • Irritação;
  • Lacrimação;
  • Sensação de corpo estranho;
  • Vermelhidão nos olhos.

Dependo da gravidade do quadro, é possível também constatar distorção e alterações na córnea, que podem levar ao astigmatismo severo e ao uso de óculos de grau

Quais são as causas para o aparecimento do Pterígio?

O aparecimento desse problema ocular está diretamente ligado ao contato excessivo com condições externas que causam irritabilidade ocular. Entre as principais causas está a exposição prolongada a:

  • Poeira;
  • Raios UV;
  • Vento.

É importante ressaltar que a exposição prolongada e excessiva ao sol e aos raios UV, por si só, é capaz de desenvolver várias alterações oculares.

As opções de tratamento

O tratamento adequado irá depender da gravidade e características do quadro do paciente. De forma geral, existem três soluções para o Pterígio: medicamentos vasoconstritores, uso de colírios de corticosteroide ou procedimento cirúrgico.

Os vasoconstritores são recomendados apenas para clarear o aspecto avermelhado dos olhos. Já o colírio é uma forma de tratamento que reverte o quadro, sendo muito usado em momentos de crise da doença. Porém, em casos severos e mais espessos, a Cirurgia de Pterígio é o tratamento mais indicado.

A Cirurgia de Pterígio

Os colírios não devem ser utilizados de forma prolongada. Por isso, a melhor solução é remover a lesão via procedimento cirúrgico. A Cirurgia de Pterígio consiste na remoção dessa “carne” com uso de anestesia local e, depois, realiza um micro enxerto conjuntival.

O procedimento é considerado simples e de fácil recuperação. Mas, infelizmente, a cirurgia pode apresentar recidiva da lesão. No entanto, o método com enxerto diminui essa probabilidade. O acompanhamento médico é a melhor alternativa para que o paciente não fique desassistido e se sinta confiante.

Como prevenir essa complicação?

Por ser ocasionado por altas exposições à fatores naturais e externos, o Pterígio é uma ameaça maior para pessoas que trabalham ao ar livre. O ideal é evitar a exposição prolongada, porém, nem sempre é possível. O uso de óculos de sol é o principal preventivo, protegendo os olhos contra qualquer malefício.

Outra forma de prevenir é utilizando lágrimas artificiais para manter os olhos lubrificados e evitar ressecamento. Motoristas também devem evitar ao máximo o contato constante de vento no rosto.

Entre em contato com a NeoOftalmo!

Evite que pequenos problemas gerem consequências maiores! Mantenha os seus exames oftalmológicos sempre em dia; e antes de qualquer procedimento cirúrgico, converse com o seu médico. Agende sua consulta na NeoOftalmo!