A catarata, especialmente a catarata senil, é responsável por mais da metade dos casos de cegueira reversível no mundo. Mas, mesmo sendo uma patologia muito comum, é possível recuperar por completo a visão perdida através da cirurgia. A cirurgia de catarata é considerada simples, uma vez que adota métodos cirúrgicos seguros e a recuperação é bastante rápida.

Porém, para que a operação seja realizada com êxito e sem riscos, o paciente deve estar devidamente preparado. Saiba tudo sobre esse processo!

Como é realizada a cirurgia de catarata?

A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos. Ou seja, uma espécie de película opaca se desenvolve por cima da lente ocular, impactando a acuidade visual do portador. A cirurgia consiste em remover o cristalino doente e implantar uma lente artificial no lugar.

Basicamente, uma micro incisão é feita no olho do paciente para remover a lente opaca e implantar a nova. O procedimento cirúrgico utiliza de anestesia local, leva em torno de 20 minutos para ser realizado e não requer internação hospitalar.  

A técnica de Facoemulsificação

A cirurgia envolve métodos delicados e precisos, feito com aparelhos de última geração. A técnica de Facoemulsificação, a mais moderna da atualidade, utiliza um ultrassom para fragmentar o cristalino danificado e, posteriormente, aspirar essas pequenas partículas antes de implantar a lente artificial.

Você é um candidato apto para a cirurgia de catarata?

Muitos pacientes com catarata desejam fazer a cirurgia. Afinal, além de recuperar a visão, a nova lente também corrige doenças refrativas (miopia, astigmatismo e presbiopia), suspendendo o uso de óculos e lentes de contato.

Mas, dependendo da gravidade da catarata, a cirurgia pode ser suspendida até a evolução do quadro. O paciente estará apto quando a qualidade de vida estiver diretamente afetada e óculos e lentes já não funcionarem mais.

Converse com o seu médico e tire suas dúvidas!

Uma vez que o paciente esteja apto à cirurgia, é importante que ele retire todas as dúvidas pertinentes em relação ao procedimento. Alguns pontos são de extrema importância e devem ser levados em consideração.

Histórico médico e possíveis interferências

O histórico clínico, problemas pré-existentes e os medicamentos tomados pelo paciente podem interferir no procedimento cirúrgico. Para evitar qualquer risco, informe esses tópicos ao seu médico!

Método de cirurgia de catarata adotado pela clínica

Converse também sobre todas as orientações pertinentes a cirurgia em si e aos métodos utilizados pela clínica. Existe a opção de cirurgia manual, mas também a opção assistida por laser. Isso pode variar conforme a clínica escolhida.

Qual lente intraocular atende melhor o seu caso?

Existem vários tipos de lentes intraoculares. Para que as condições oculares do paciente sejam bem atendidas, é necessário definir qual é a melhor e mais adequada. O estilo de vida e objetivos pós cirurgia também devem ser relatados ao médico.

O pré-operatório: quais cuidados devem ser tomados

Por mais simples e rápido que seja o procedimento, ainda é um procedimento cirúrgico. Para o êxito da operação, o paciente deve seguir as seguintes orientações:

  • Garantir dois dias de folga antes da cirurgia e outro para a recuperação;
  • Não consumir bebidas alcoólicas 24h antes;
  • Realizar jejum de oito horas;
  • Utilizar roupas limpas e confortáveis.

Pós-operatório

Após uma breve observação na clínica, o paciente pode retornar para casa. Em casa, deverá descansar e não levantar pesos, evitando que a pressão ocular aumente. É comum se sentir atordoado devido à anestesia e enxergar halos e brilhos. Com o tempo, esses vestígios somem.

Agende uma consulta na NeoOftalmo

Ainda restou alguma dúvida sobre a cirurgia de catarata? Então entre em contato com a equipe NeoOfaltamo e agende uma consulta!

Você já realizou a sua cirurgia e acompanha nossos conteúdos? Não se esqueça das consultas de acompanhamento pós-operatório. As consultas após o procedimento são importantes para evitar qualquer complicação desnecessária.