A catarata é uma das doenças oculares mais comuns em todo o mundo. Ela é caracterizada pela opacidade da região do cristalino, que é a lente biconvexa do olho, localizada atrás da pupila.

Por ser responsável pela convergência dos raios luminosos captados pelos olhos, o cristalino é altamente sensível. O diagnóstico da doença é feito através de um exame chamado Biomicroscopia.

Mas, felizmente, existe sim cura para a catarata!

No entanto, o tratamento e as alternativas de cirurgias nem sempre garantem que a doença não vá se desenvolver novamente. Descubra o que é a catarata, como ela se manifesta e as possibilidades de tratamento!

O que pode causar a catarata?

Geralmente, a catarata é uma doença senil que se desenvolve com o avanço da idade, após os 60 anos. Com o envelhecimento natural do cristalino, a opacidade vai se tornando mais ativa.

Porém, existem também outras variações da doença, como: a catarata congênita, que é quando o bebê já nasce com alterações no cristalino; e a catarata secundária, derivada de:

• Uso crônico de corticoide e outras medicações
  • Doenças metabólicas
  • Uveítes (inflamações)
  • Trombose na retina
  • Degeneração macular
  • Traumas oculares
  • Exposição excessiva a radiação ultravioleta.

Os principais sintomas da doença

O principal sintoma da catarata é a vista embaçada e a perda gradual da visão, que afetam a percepção para perto e para longe. Muitas vezes, quem tem a doença troca de óculos de grau diversas vezes, porém, percebe que nenhuma melhora efetiva ocorre. Ainda, o paciente pode perceber a perda de contrastes entre as cores e necessitar de mais luz para conseguir enxergar melhor.

Óculos e colírios aliviam os sintomas?

Infelizmente, esses tipos de tratamentos não curam nem amenizam o quadro de catarata. O tratamento da doença só é eficaz com cirurgia.

Quando realizar a cirurgia de catarata?

Não existe um momento determinado para realizar a cirurgia de catarata. Como cada quadro é diferente do outro, o acompanhamento de rotina oftalmológico é o mais indicado. O médico é quem deve recomendar a cirurgia quando a acuidade visual estiver notavelmente comprometida. Porém, quanto se trata da  catarata congênita, a cirurgia deve ser realizada com urgência.

Os tipos de cirurgias de catarata

O procedimento consiste na remoção do cristalino lesionado e, posteriormente, no implante de uma lente intraocular. Com auxílio de anestesia, a cirurgia é rápida e dura aproximadamente 20 minutos.

Porém, existem diferentes tipos de cirurgia de catarata. O que vai determinar o tipo de cirurgia é a Lente Intraocular (LIO) que será inserida.

As monofocais podem ser esféricas ou asféricas para corrigir as lentes dos óculos. Depois, existe as opções das LIOs Premium: tórica, multifocal e multi-tórica, que corrigem astigmatismo e melhoram a visão para perto e para longe.

Como é a recuperação?

O paciente retorna para casa no mesmo dia do procedimento, porém, deve seguir orientações médicas. Entre os cuidados fundamentais estão:

• Não coçar e esfregar os olhos;
  • Utilizar o colírio prescrito pelo médico;
  • Evitar ambientes quentes e poluídos;
  • Não realizar esforço físico durante 15 dias;
  • Não dormir sobre o olho operado na primeira semana.

A catarata pode voltar?

Sim. Por mais eficaz que a cirurgia seja, isso não impede que, em alguns casos, a doença retorne. Para evitar o retorno, tenha uma rotina de vida saudável e evite a exposição excessiva aos raios solares. Quando se expor, utilize óculo escuros de alta proteção.

Consulte um profissional

Está desconfiado de que você possui catarata? Entre em contato com a equipe da Neo Oftalmo! Agende uma consulta médica e realize os exames necessários.