Os óculos de grau são uma necessidade de pacientes com erros de refração. Entretanto, o uso interfere no visual, limita algumas atividades e, ainda, pode ser de difícil adaptação. Por isso, as lentes de contato ocular são uma alternativa para quem deseja mais liberdade no dia a dia.
Existem diferentes modelos de lentes disponíveis, que atendem necessidades específicas de cada erro de refração. Conheça os benefícios e os modelos desse importante acessório!
Como funcionam as lentes de contato ocular?
As lentes de contato são discos finos e transparentes que são colocados sob a córnea para melhorar a acuidade visual. Como os óculos, corrigem erros de refração (miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia) e são elaboradas com base no problema apresentado pelo paciente, para ajudar o olho a focalizar a luz diretamente na retina. Conheça 4 vantagens de substituir os óculos pelas lentes:
- Fácil adaptação: por serem colocadas diretamente na córnea, deixam os pacientes mais livres ao se movimentar.
- Qualidade de vida: o paciente consegue ir à praia, praticar atividades físicas e esportes sem desconfortos ou risco de acidentes.
- Não impacta no visual: o uso da lente de contato é imperceptível e mantém a aparência natural do paciente.
- Sem esquecimentos e arranhões: com as lentes de contato não é mais necessário se preocupar com perder, quebrar ou arranhar os óculos.
Os erros de refração e as lentes
Com várias tecnologias no mercado, as lentes conseguem atender aos diferentes erros de refração de forma bastante específica. Veja abaixo:
- Miopia: essas lentes são mais finas no centro do que nas bordas e são chamadas de côncavas. Elas espalham a luz fora do centro da lente e movem o ponto focal da luz para frente, atingindo a retina.
- Hipermetropia: as lentes para hipermetropia são mais espessas no centro e finas nas bordas. Assim, são chamadas convexas.
- Astigmatismo: o astigmatismo é corrigido com uma lente feita para atender as necessidades particulares do paciente. Assim, nesse caso, o tratamento é feito com uma lente especial, chamada lente tórica.
- Presbiopia: como a presbiopia exige correção tanto para perto como para longe, as pessoas com esse erro normalmente biscam por lentes bifocais ou multifocais.
Os tipos de lentes de contato ocular
Mas, além da correção refrativa, existem lentes feitas a partir de diferentes materiais, inferindo na experiência durante a utilização. A lente certa para cada caso, no entanto, deverá ser prescrita pelo médico oftalmologista. Conheça os 4 principais tipos:
- Gelatinosa: muito finas e flexíveis, são feitas de plástico e possuem água na composição (hidrogel).
- Lentes gás-permeáveis: são lentes rígidas que mantêm o formato no olho, indicadas para o astigmatismo, por exemplo. São menores em diâmetro do que as gelatinosas e possuem materiais com alto nível de permeabilidade de oxigênio.
- Híbridas: as híbridas possuem a zona central rígida feita de gás permeável. Mas são cercadas por hidrogel ou silicone de hidrogel.
- MMA: feitas de material plástico sem permeabilidade de oxigênio, são as populares lentes acrílicas. Atualmente, esse modelo não costuma ser receitado.
Cuidados importantes com as lentes de contato
Não basta apenas substituir os óculos pelas lentes: é preciso cuidar! A higienização das lentes de contato é essencial para quem usa, evitando o contato com bactérias e resíduos. Por isso, quem usa lente sempre deve removê-las antes de dormir, fazendo o processo de limpeza recomendado pelo médico.
Quem faz uso estendido das lentes deve usar também a noite, mas somente quando determinado por um especialista.
Agende uma consulta na NeoOftalmo!
Quer saber como usar as lentes de contato ocular e quais são os cuidados para cada um dos tipos existentes? Entre em contato com a NeoOftalmo, agende uma consulta e tire as suas dúvidas.