A presbiopia pode ser explicada de forma simplista como “perda de visão a curto alcance”. Por esse motivo é popularmente chamada de “Síndrome do Braço Curto”, dado que pessoas com esse quadro costumam esticar os braços para afastar o texto ou imagem que está sendo observada. Com isso, aumenta-se o espaço entre os olhos e o objeto, fazendo com que a visão seja melhorada. Porém, como é uma condição que surge com o avançar da idade, assim como a catarata, é possível aproveitar a cirurgia de correção dessa doença para tratar também a presbiopia. Ou seja, a cirurgia de catarata corrige vista cansada.
Já os pacientes que não têm catarata podem tratar a presbiopia com uso de lentes de contato ou óculos prescritos pelo oftalmologista. É muito importante que ao notar dificuldade para leitura e visualização de imagens, não se recorra aos óculos comercializados sem prescrição, como os que são vendidos em farmácias e lojas diversas. Procure sempre seu oftalmologista.
O que é presbiopia, a famosa “vista cansada”?
Presbiopia é o nome dado para a famosa “vista cansada”, que começa a surgir a partir dos 40 anos e faz com que as pessoas tenham dificuldade para focar imagens e fazer leituras em pequenas distâncias.
A Síndrome do Braço Curto, ou presbiopia, surge porque, com o avançar da idade, os músculos ciliares têm sua capacidade contrátil reduzida. Com isso, o cristalino, considerado a “lente natural” dos olhos, não consegue se adaptar adequadamente a cada situação de foco e luminosidade, de forma que a visão fica embaçada e comprometida.
Como funciona a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata utiliza a técnica de facoemulsificação para fragmentar e remover o cristalino opaco que causa a perda da visão. Na sequência, insere-se uma lente intraocular artificial que substitui o cristalino e proporciona uma melhora. E é justamente a tecnologia por trás das lentes intraoculares que tornou possível tratar os dois quadros de uma só vez, de forma que ao utilizar as lentes adequadas, a cirurgia de catarata corrige vista cansada.
Tecnologia das lentes intraoculares
Após obter os diagnósticos de catarata e de presbiopia, o paciente deve realizar uma série de exames oftalmológicos que vão ajudar o médico a definir o melhor tipo de lente intraocular para seu caso. Por isso, diz-se que as lentes intraoculares são personalizadas para cada paciente, e por cada lente ter uma tecnologia diferente e funções bem específicas, é preciso que a equipe cirúrgica tenha amplo conhecimento e experiência no assunto.
Dentre os tipos de lentes intraoculares, as mais utilizadas para a correção da presbiopia junto da catarata são as lentes do tipo foco estendido não difrativo e as lentes trifocais. A lente bifocal já foi muito utilizada e, embora seja recomendada para alguns pacientes, ela tem sido cada vez mais substituída por outros tipos.
Assim, cada tipo de lente tem seus benefícios e desvantagens, não havendo nenhuma que substitua com perfeição o cristalino. Portanto, cabe ao médico — junto ao paciente e suas expectativas — definir o melhor tipo de lente intraocular para utilizar na cirurgia.
Cirurgia de Catarata corrige vista cansada
A cirurgia de catarata corrige vista cansada porque são dois quadros oftalmológicos que apresentam melhoria quando se substitui o cristalino. Além disso, são situações que ocorrem principalmente com o avançar da idade, sendo quase raro encontrar um paciente com catarata e que não tenha presbiopia.
Procure a NeoOftalmo!
Se você tem mais de 40 anos e possui dificuldades de focalizar imagens próximas, você pode ter presbiopia. Entre em contato com a NeoOftalmo em Uberlândia e faça uma avaliação e exames com nossos oftalmologistas.