A cirurgia de catarata ainda gera muitas dúvidas e receios entre as pessoas diagnosticadas. Mas, a verdade é que os pacientes não conseguem evitar o procedimento quando se deparam com a progressão da doença, que é uma das mais comuns patologias oculares.
Caracterizada pela visão embaçada e opaca, a catarata é um turvamento total ou parcial do cristalino, lente biconvexa que proporciona a nitidez das imagens da retina. Ou seja, é um turvamento progressivo da lente ocular natural dos olhos. Com o agravo dessa doença, as fibras oculares vão ficando cada vez menos elásticas e a visão mais comprometida.
Mas, quais são os riscos após a cirurgia? Continue lendo para saber os detalhes sobre a operação e se sentir mais confiante!
A catarata pode retornar após a realização da cirurgia?
Uma vez que a cirurgia de catarata é realizada, a doença não volta a dar sinais. Porém, em alguns casos, o que pode acontecer é uma complicação pós operatória, chamada de opacificação da cápsula posterior do olho.
Essa parte está localizada atrás da lente intraocular implantada na cirurgia. Mas, esse problema pode ser solucionado rapidamente e sem dores através de uma capsulotomia a laser, que se trata de uma “limpeza da lente”. O procedimento, bastante simples, pode ser feito diretamente do consultório oftalmológico.
Quais os sintomas que o paciente com catarata apresenta?
Além da opacidade e visão turva, a catarata também é caracterizada por outros sintomas, como:
- Visão dupla em um olho;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Diminuição da visão noturna;
- Diminuição da sensibilidade às cores e contrastes;
- Alteração dos erros refrativos (mudanças frequentes do grau dos óculos).
A cirurgia é a única forma efetiva de tratamento?
Sim, infelizmente, apenas uma intervenção cirúrgica consegue devolver ao paciente a sua acuidade visual. O uso de colírios e tratamentos complementares não são capazes de recuperar a elasticidade ocular já perdida e, consecutivamente, uma boa visão.
Mas, a cirurgia de catarata é um procedimento rápido e seguro que, além de proporcionar a recuperação da visão, também permite que pessoas que convivem com a doença não precisem mais usar óculos após a intervenção.
Como funciona a cirurgia de catarata? (Facoemulsificação)
Para que a visão seja recuperada, uma lente intraocular deverá realizar a função da lente natural dos olhos, previamente danificada. Durante a cirurgia de catarata, através do método de Facoemulsificação, o cristalino prejudicado é removido e, posteriormente, a lente intraocular é implantada. Para isso, uma caneta ultrassônica é introduzida no olho por uma pequena abertura de aproximadamente 2,5 mm.
A energia ultrassônica fraciona e aspira o cristalino opaco. Logo depois, a lente é implantada. Existem diferentes tipos de lentes para atender os problemas refrativos de cada pessoa. O procedimento dura aproximadamente 30 minutos e o paciente pode retornar para sua casa no mesmo dia.
Quais são os cuidados do pós operatório?
Mesmo que a operação não requeira internação hospitalar, para evitar complicações o paciente deve tomar cuidados bastante específicos. Confira:
- Nas primeiras 24h durma e repouse a maior parte do tempo;
- Nos 15 primeiros dias, use protetor ocular antes de repousar;
- Evite esforços físicos;
- Evite ambientes poluídos e traumatismo nos olhos;
- Não tome banho de mar ou piscina por 30 dias;
- Tenha cuidado ao tomar banho;
- Não pratique esportes por 30 dias;
- Só dirija quando possuir segurança visual;
- Limpe os olhos frequentemente conforme indicação médica;
- Evite maquiagens;
- Use regularmente o colírio indicado pelo médico.
Faça uma avaliação ocular!
Apenas um especialista pode te preparar para uma cirurgia de catarata com toda a segurança necessária, indicando a lente correta para o seu caso. Agende a sua consulta na clínica Neo Oftalmo!