Existem diversos problemas de vista com erros refrativos, que são alterações na percepção das imagens capturadas pelos olhos. Essas são alterações comuns entre a população, estando diretamente relacionadas ao uso de óculos de grau. Porém, a Cirurgia Refrativa a Laser é uma alternativa para diversas imperfeições que acometem a visão.
Simples, rápido e indolor, o procedimento cirúrgico é feito através de um corte do epitélio, membrana que reveste a córnea. Assim, um laser de alta precisão remodela a região corneana conforme a lesão e o grau do paciente. Depois, o epitélio é novamente inserido no olho, e a cirurgia é finalizada em aproximadamente 30 minutos.
Para começar a intervenção a laser, o médico pingará um colírio anestésico e, se o olho estiver muito alterado ou nervoso, um sedativo pode ser utilizado. Leia este artigo e saiba tudo sobre o procedimento!
A refração ocular é um fenômeno natural de todo ser humano. Esse fenômeno é o responsável pela formação da visão através da retina. Os feixes de luz provenientes de um ambiente externo, quando atravessam o globo ocular dos olhos, formam as imagens que permitem o enxergar.
O erro de refração ocorre quando esses feixes de luz são desviados, chegando sem foco e sem nitidez. Além da visão comprometida, desconfortos e dores de cabeças são sintomas comuns de um erro de refração.
A cirurgia corrige casos de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada).
Sim, podem. A cirurgia irá corrigir imperfeições especificas de cada olho e qualquer alteração visual detectada.
Não é porque o paciente possui alguma das alterações oculares citadas, que ele estará apto a realizar a cirurgia. O procedimento cirúrgico não é válido para qualquer quadro de paciente, sendo uma alternativa apenas para os casos mais graves de miopia e vista cansada, e para os altos graus de astigmatismo e hipermetropia.
Veja outros fatores que impedem a realização da operação:
Se o grau do paciente não estiver totalmente estabilizado, a cirurgia não surtirá o efeito esperado e a probabilidade de ser necessário refazer será maior.
Sim, existe uma idade mínima. Apenas pessoas com mais de 20 anos devem fazer a cirurgia refrativa. E essa condição deve ser levada à sério: se cirurgia for feita sem os devidos cuidados, os problemas podem voltar a ocorrer.
Para que as alterações visuais não retornem, é essencial que o grau ocular do paciente já esteja estabilizado. Se estiver desestabilizado, a doença continuará progredindo, independe de o procedimento ser realizado ou não.
A cirurgia é considerada simples e sem muitas complicações, por isso, não há necessidade de internação. Mas, ainda sim, cuidados básicos devem ser tomados após o procedimento, evitando consequências indesejadas. Confira as orientações:
A melhor maneira de saber quando a cirurgia refrativa é uma solução para o seu quadro é mantendo o acompanhamento periódico com o seu médico!
Somente o oftalmologista saberá informar se o seu grau está estabilizado. Além disso, é ele quem exigirá os exames necessários para investigar a possibilidade cirúrgica. Clique no botão abaixo e agende a sua consulta na Neo Oftalmo!
As lentes de contato são a principal alternativa ao uso do óculos de grau. Além…
A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico essencial, pois ajuda milhões de pessoas a…
O exame de biometria óptica é um dos passos mais importantes antes de cirurgias oculares.…
Com sol, flores e boas temperaturas, a primavera é a estação do ano preferida de…
A catarata é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo…
O exame de angiofluoresceinografia não é tão conhecido da população em geral devido à dificuldade…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade