Apesar de comum entre a população, o tratamento para conjuntivite oferece riscos e graves complicações. Ainda existem muitas desinformações sobre a doença, principalmente quanto aos fatores que desencadeiam a conjuntivite. O problema pode ser classificado em três tipos: viral, bacteriano e alérgico. Essas causas requerem um diagnóstico preciso junto ao oftalmologista. Frequentemente, a conjuntivite é negligenciada e não tratada corretamente, além de ser confundida com outras enfermidades.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana que reveste o globo ocular). É comum que a doença transfira de um olho para o outro em 3 dias sendo, em alguns casos, transmissível. Como o processo inflamatório pode derivar de muitos fatores, nem sempre o diagnóstico é simples. A falta de um tratamento adequado é preocupante. Afinal, as lesões irão progredir e, em casos mais graves, podem levar à perda da visão. Porém, este risco está mais associado às conjuntivites alérgicas, geralmente de origem tóxicas.
Recorrente de uma inflamação respiratória que acomete os olhos, como vírus de gripe A, H1N1, Coronavírus e demais resfriados. É considerada contagiosa e transmissível.
A conjuntivite se desenvolve após contato com algumas bactérias (existem muitos tipos). Também é um quadro contagioso.
Reação dos olhos a algum agente externo alergênico como poluentes, produtos tóxicos e outras substâncias irritantes. Considerada mais grave, porém, não é transmissível.
A conjuntivite pode ser considerada de baixo, médio ou alto risco. Por isso, os seus sintomas também são muitos! Além da secreção amarelada ou esbranquiçada e do olho grudado, o paciente pode sentir ainda:
Devido às variações, o tratamento para conjuntivite depende da causa da inflamação. Entretanto, em todos os quadros, recomenda-se fazer limpeza com soro fisiológico e compressas de água gelada e filtrada. Em quadros iniciais e controlados, os oftalmologistas recomendam tratamentos tópicos, como colírios específicos ou pomadas.
Geralmente, os sintomas permanecem por uma semana, não exigindo nenhum tratamento. Porém, isso não descarta o acompanhamento oftalmológico.
Os sintomas duram entre 7 e 15 dias e por isso são prescritos pomadas e colírios com antibióticos.
A alergênica exige maiores cuidados. A primeira forma de tratar o quadro é interrompendo o contato com o agente alergênico. O tratamento ainda inclui colírios e pomadas antialérgicos. Se for o caso, suspenda lentes de contato.
Existem muitos fármacos disponíveis para tratar diferentes sintomas da conjuntivite. Entre os principais estão colírios e pomadas que aliviam dores e irritações, combatendo a inflamação progressivamente. Confira os populares:
Vendido como Lacrifilm, Ecofilm ou Lacrilax, o colírio lubrifica e alivia a sensação de corpo estranho.
Cetrolac ou Optilar são opções para vermelhidão, coceira e lacrimejamento.
Colírio ou pomada que alivia quadro de secreções espessas.
Colírio como Cromolerg e uma opção antialérgica.
O fármaco em forma de colírio ou pomada (Maxidex) diminui inchaços e inflamação.
Colírio indicado para combater a irritabilidade inflamatória.
Outra opção de lubrificante ocular, podendo ser encontrado como Hialuropt e Adaptis Fresh.
Antibiótico (Vigamax) para tratamento de bactérias.
Opção de colírio antibiótico (Oflox ou Nostil).
Antibiótico bacteriano (Tobrex, Tobracin e Zonilar) que evita progressão de bactérias sensíveis.
Jamais se automedique! Com raras exceções, os medicamentos só podem ser usados com prescrição oftalmológica. A consulta com especialistas é essencial para a efetividade do tratamento. Agende um horário na NeoOftalmo!
As lentes de contato são a principal alternativa ao uso do óculos de grau. Além…
A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico essencial, pois ajuda milhões de pessoas a…
O exame de biometria óptica é um dos passos mais importantes antes de cirurgias oculares.…
Com sol, flores e boas temperaturas, a primavera é a estação do ano preferida de…
A catarata é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo…
O exame de angiofluoresceinografia não é tão conhecido da população em geral devido à dificuldade…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade