Muito comum principalmente entre grupo de idosos, a catarata é uma doença ocular que, na maioria das vezes, requer uma intervenção cirúrgica como método de tratamento: a cirurgia de catarata. A patologia é caracterizada pela visão embaçada, causada pela opacidade parcial ou total do cristalino (lente dos olhos).
Para reverter esse quadro, a cirurgia é solicitada pelo médico quando a acuidade visual já está notavelmente comprometida. Porém, mesmo sendo considerada uma operação simples, se trata de uma recuperação delicada que pode ocasionar diferentes tipos de complicações. Saiba mais sobre esse importante procedimento cirúrgico!
A intervenção é pouco invasiva e não necessita de internação. Os pacientes podem sair da sala cirúrgica e ir diretamente para casa. Porém, para evitar as complicações, os cuidados prescritos pelo médico devem ser seguidos corretamente e à risca.
A cirurgia remove e aspira a parte opaca do cristalino que está doente, localizada atrás da pupila, utilizando um ultrassom. Após a retirada da parte lesionada, um implante de uma nova lente intra-ocular é realizado, através de uma micro incisão na córnea.
A lente é delicada e dobrável e possui um tamanho entre 2,4 e 2,8 ml, variando conforme o quadro do paciente. Considerado rápido, o procedimento dura aproximadamente 30 minutos.
A maioria das complicações derivadas da cirurgia de catarata são simples e podem ser tratadas clinicamente. Mas, alguns casos podem necessitar de uma intervenção adicional. Confira quais tipos de problemas e doenças podem se desenvolver por conta de uma recuperação mal realizada:
Ao perceber qualquer dor ou problema, o paciente deve entrar em contato com o seu médico para reverter o quanto antes o quadro de complicação.
Caso você não tenha alguma doença ou pré-disposição genética, evitar complicações pós-cirúrgicas é uma tarefa bem simples. Siga as recomendações médicas. Após a realização da cirurgia, o uso correto do colírio prescrito pelo médico está entre as principais orientações a serem seguidas. Outras recomendações são:
O retorno às atividades depende do desenvolvimento do quadro do paciente, mas, principalmente do cumprimento das recomendações. Se tudo transcorrer normalmente, a previsão de retorno para a rotina é de 15 a 20 dias.
Independente do tipo da sua catarata e o fator que a tenha desenvolvido, considere a possibilidade de uma cirurgia! Para constatar se esse é o melhor tratamento para você, consulte um médico de confiança.
A equipe oftalmológica da Neo Oftalmo possui a credibilidade e competência necessária para acompanhá-lo. Entre em contato e agende já uma consulta clínica com um de nossos profissionais!
A expressão “sangue nos olhos” não é apenas um modo de denominar sentimentos de gana…
A catarata é uma das condições oculares mais comuns após os 50 anos, causando visão…
A partir dos 40 anos, muitas pessoas começam a perceber que ler mensagens no celular,…
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das principais causas de perda visual…
Receber o diagnóstico de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) pode gerar muitas dúvidas e…
As lentes de contato são uma alternativa prática para quem deseja corrigir a visão sem…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade