A cirurgia de catarata está entre os procedimentos oftalmológicos mais realizados em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença ocular afeta 65,2 milhões de pessoas no mundo, o que explica a procura pela cirurgia.
Com o avanço das técnicas cirúrgicas, os pacientes têm hoje uma recuperação mais rápida e segura. Ainda assim, diversos aspectos podem influenciar a recuperação visual pós‑cirurgia de catarata, afetando o tempo de cicatrização e a qualidade final da visão. Entender esses fatores ajuda você a seguir as recomendações médicas corretamente e conquistar resultados melhores.
A catarata ocorre quando o cristalino, que é a lente interna do olho, fica turvo, impedindo a passagem nítida da luz até a retina. Dessa forma, na prática, o paciente enxerga cores desbotadas, imagens borradas e passa a ter mais dificuldade sob luz forte.
As causas da doença são variadas:
A técnica mais comum para a cirurgia de catarata é chamada de facoemulsificação e utiliza um instrumento de ultrassom para fragmentar o cristalino opaco. Em seguida, os pedaços são aspirados e substituídos por uma lente intraocular transparente.
Todo o procedimento dura em média 15 a 20 minutos, é minimamente invasivo e geralmente realizado com anestesia local. Esse método contribui para uma recuperação visual pós‑cirurgia de catarata mais rápida, pois há menor trauma nos tecidos oculares.
Por isso, geralmente o paciente faz o procedimento e tem alta no mesmo dia para ir embora, sem precisar de internação hospitalar.
A recuperação da cirurgia de catarata pode ser mais ou menos rápida. Os fatores que influenciam nessa velocidade variam:
Cada um desses itens deve ser observado e explicado ao paciente para otimizar sua recuperação visual pós‑operatória da cirurgia de catarata.
O astigmatismo é uma curvatura irregular da córnea que gera imagens distorcidas. Após a cirurgia de catarata, leves cicatrizes podem provocar um astigmatismo residual, causando sensação de borrões laterais ou ligeira duplicação de contornos.
Embora seja um termo técnico, o paciente pode entender que essa pequena irregularidade é corrigida facilmente com óculos ou lente de contato. Em alguns casos persistente, indica-se uma microcirurgia a laser.
O tempo para voltar às atividades que o paciente está acostumado varia conforme cada caso e a sua evolução. Em geral, recomenda-se:
Graças a esse cronomogra, é possível saber como garantir que a recuperação visual pós‑cirurgia de catarata ocorra sem contratempos, evitando aumento de pressão intraocular e infecções.
A catarata, quando tratada adequadamente, devolve a qualidade de vida e a independência visual. Por isso, saber que fatores influenciam na recuperação visual pós‑cirurgia de catarata faz toda a diferença para alcançar um bom resultado.
Para esclarecer suas dúvidas e agendar uma avaliação completa, entre em contato com nossos especialistas da NeoOftalmo. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde ocular e cuide bem da sua visão!
distorcida e sensibilidade à luz. Estima‑se que até 1 em cada 2.000 brasileiros desenvolva ceratocone…
A catarata é uma condição ocular caracterizada pela opacificação progressiva do cristalino, a lente natural…
A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico muito seguro e eficaz. Ela consiste na…
A cirurgia de catarata é um procedimento altamente seguro e eficaz, que melhora significativamente a…
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos oftalmológicos mais realizados no mundo e apresenta…
A cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma apresenta desafios que exigem uma abordagem criteriosa…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade