A cirurgia de catarata ainda gera muitas dúvidas e receios entre as pessoas diagnosticadas. Mas, a verdade é que os pacientes não conseguem evitar o procedimento quando se deparam com a progressão da doença, que é uma das mais comuns patologias oculares.
Caracterizada pela visão embaçada e opaca, a catarata é um turvamento total ou parcial do cristalino, lente biconvexa que proporciona a nitidez das imagens da retina. Ou seja, é um turvamento progressivo da lente ocular natural dos olhos. Com o agravo dessa doença, as fibras oculares vão ficando cada vez menos elásticas e a visão mais comprometida.
Mas, quais são os riscos após a cirurgia? Continue lendo para saber os detalhes sobre a operação e se sentir mais confiante!
Uma vez que a cirurgia de catarata é realizada, a doença não volta a dar sinais. Porém, em alguns casos, o que pode acontecer é uma complicação pós operatória, chamada de opacificação da cápsula posterior do olho.
Essa parte está localizada atrás da lente intraocular implantada na cirurgia. Mas, esse problema pode ser solucionado rapidamente e sem dores através de uma capsulotomia a laser, que se trata de uma “limpeza da lente”. O procedimento, bastante simples, pode ser feito diretamente do consultório oftalmológico.
Além da opacidade e visão turva, a catarata também é caracterizada por outros sintomas, como:
Sim, infelizmente, apenas uma intervenção cirúrgica consegue devolver ao paciente a sua acuidade visual. O uso de colírios e tratamentos complementares não são capazes de recuperar a elasticidade ocular já perdida e, consecutivamente, uma boa visão.
Mas, a cirurgia de catarata é um procedimento rápido e seguro que, além de proporcionar a recuperação da visão, também permite que pessoas que convivem com a doença não precisem mais usar óculos após a intervenção.
Para que a visão seja recuperada, uma lente intraocular deverá realizar a função da lente natural dos olhos, previamente danificada. Durante a cirurgia de catarata, através do método de Facoemulsificação, o cristalino prejudicado é removido e, posteriormente, a lente intraocular é implantada. Para isso, uma caneta ultrassônica é introduzida no olho por uma pequena abertura de aproximadamente 2,5 mm.
A energia ultrassônica fraciona e aspira o cristalino opaco. Logo depois, a lente é implantada. Existem diferentes tipos de lentes para atender os problemas refrativos de cada pessoa. O procedimento dura aproximadamente 30 minutos e o paciente pode retornar para sua casa no mesmo dia.
Mesmo que a operação não requeira internação hospitalar, para evitar complicações o paciente deve tomar cuidados bastante específicos. Confira:
Apenas um especialista pode te preparar para uma cirurgia de catarata com toda a segurança necessária, indicando a lente correta para o seu caso. Agende a sua consulta na clínica Neo Oftalmo!
As lentes de contato são a principal alternativa ao uso do óculos de grau. Além…
A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico essencial, pois ajuda milhões de pessoas a…
O exame de biometria óptica é um dos passos mais importantes antes de cirurgias oculares.…
Com sol, flores e boas temperaturas, a primavera é a estação do ano preferida de…
A catarata é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo…
O exame de angiofluoresceinografia não é tão conhecido da população em geral devido à dificuldade…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade