Personalizada e utilizando métodos precisos, a cirurgia refrativa a laser corrige casos de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada). Esses são problemas de vista, nos quais existe um erro de refração ocular e uma alteração na percepção das imagens. É um procedimento simples e indolor.

Cirurgia Refrativa a Laser | NeoOftalmo

Para começar a intervenção a laser, o cirurgião irá pingar algumas gotas de colírio anestésico e, se o olho estiver muito alterado ou nervoso, um sedativo também pode ser utilizado. Após o corte do epitélio, que é a membrana que reveste a córnea, um laser de alta precisão começa a remodelar a região corneana conforme a lesão e o grau do paciente.

Por fim, o epitélio é recolocado no olho e a cirurgia é encerrada em cerca de 30 minutos. Durante a ação do laser, o paciente consegue, inclusive, movimentar o globo ocular. Como o laser lê a superfície dos olhos até quatro mil vez por segundo, ele acaba sempre atingindo o ponto certo de correção.

Indicação da cirurgia refrativa a laser

O procedimento a laser é indicado para pacientes com alto grau de miopia e hipermetropia e também em casos graves de astigmatismo e vista cansada. Os pacientes devem ter mais de 20 anos, não ter nenhuma anomalia ocular, e possuir grau ocular estabilizado.

Se o grau do paciente não estiver estabilizado, a cirurgia não surtirá efeito esperado. Pacientes que têm a córnea muito fina não devem realizar a cirurgia, já que esse fator dificulta a cicatrização.

Orientações

Pré-operatório:

• Realize todos os exames pré operatórios solicitados pelo médico;

• Esteja acompanhado de um responsável maior de 18 anos;
  • Não tome remédios que aumentem a circulação sanguínea, como Aspirina, sete dias antes do procedimento.

Pós-operatório:

• Use o colírio indicado pelo médico durante o tempo necessário;
  • Retorne para as atividades normais dentro de três dias;
  • Esforços devem ser evitados por 15 dias;
  • Tome cuidado redobrado para não bater acidentalmente os olhos;
  • Evite esfregar os olhos.

O que é erro de refração ocular?

A refração ocular é um fenômeno responsável pela formação da visão na retina. Isso ocorre através dos feixes de luz provenientes de um ambiente externo que atravessam o globo ocular. O erro de refração acontece quando esses feixes, por algum motivo, são desviados; causando desfoque e falta de nitidez na visão.

Diferentes patologias oftalmológicas podem causar erro de refração, como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Essas imperfeições podem ocorrer sutilmente, não afetando a saúde do olho de forma grave.

Mas, as patologias oculares podem se tornar um problema quando os desvios se agravam progressivamente. Além de desfalques na visão, outros sintomas dos erros de refração podem surgir, como: desconfortos nos olhos e dores de cabeça.

Tratamento da miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia

O tratamento básico para os erros de refração ocular é o uso de óculos ou de lentes de contato que atendam ao grau do paciente. Mas, para adquirir um conforto melhor para os olhos, também existe a possibilidade de fazer a cirurgia refratária a laser.

Mesmo mais complicada que os tratamentos de uso externo, o procedimento é eficaz e consegue tratar cerca de 90% dos casos.