A cirurgia é o último recurso utilizado para o tratamento do calázio, caracterizado como um cisto ou nódulo benigno que se forma na região da pálpebra. A cirurgia consiste unicamente na remoção dessa inflamação e é considerada bastante rápida e simples, durando entre 5 e 10 minutos. Por isso, é uma intervenção que oferece fácil recuperação para o paciente.

Cirurgia de Calázio | NeoOftalmo

Para realizar a remoção, a equipe cirúrgica utiliza de anestesia local e drena o líquido presente. Todo o procedimento, na maioria dos casos, é realizado na parte interna da pálpebra, não deixando cicatrizes.

Indicações da cirurgia de calázio

Como se trata de um problema ocular pequeno e simples, a cirurgia de calázio só é recomendada em último caso, quando outros tratamentos não surtem o efeito esperado. Normalmente, realizam o procedimento os pacientes em que o nódulo está muito maior e inchado que o esperado.

Orientações

Pré-operatório:

• Por se tratar de uma cirurgia simples, com anestesia local, não são necessários cuidados pré-operatórios.

Pós-operatório:

• Durante 48h, mantenha-se em repouso;
  • Evite traumas e batidas na região do procedimento;
  • Use colírios prescritos pelo médico;
  • Faça compressas regularmente;
  • Não use maquiagem e lentes de contato por cinco dias;
  • Atividades físicas intensas devem ser evitadas por 15 dias;
  • A vista fica embaçada, então, tome cuidado ao andar rapidamente por 48h.

O que é calázio?

Muito confundido com o terçol, o calázio é um cisto ou nódulo repleto de líquido em sua parte interior. Geralmente surge nas pálpebras e é ocasionado pela presença de bactérias e obstrução na glândula sebácea Meibômio, presente na região dos olhos. Na parte exterior, o calázio deixa um aspecto de inchaço, provocado pela inflamação e obstrução da glândula.

O cisto pode ser pequeno ou grande e aparecer na parte inferior e na parte superior dos olhos. O primeiro não oferece complicações para o paciente. Mas, se o calázio aumentar, pode ocasionar danos no globo ocular e alterações na curvatura corneana. A doença não é caracterizada por sintomas e sim pelo aspecto estético bastante afetado pela inflamação.

Porém, a visão pode ficar turva e a pessoa pode ficar mais sensível a luz (fotofobia). Em casos avançados, surge vermelhidão, irritação e até calor na região afetada.

Tratamento de calázio

Antes de realizar uma cirurgia, o paciente pode recorrer a outros métodos. Se ele ainda for bem pequeno, compressas de água morna podem resolver o problema. Para isso, o paciente deve utilizar pano limpo e úmido por cerca de 5 minutos, quatro vezes ao dia.

Caso não funcione, uso de pomadas antibióticas, colírios e ainda a aplicação de esteróides junto às compressas podem combater a infecção. Caso o quadro já esteja mais avançado e oferecendo complicações, a cirurgia deve ser realizada para evitar agravamentos e incômodos.